conecte-se conosco

Educação

Transporte gratuito será disponibilizado a universitários da UFPR Litoral

Benefício é voltado a alunos em vulnerabilidade social

Publicado

em

Foto: Marcos Solivan/UFPR

Na segunda-feira, 21, a Prefeitura de Paranaguá anunciou o benefício de transporte gratuito para estudantes do município que estudam na UFPR Litoral (Universidade Federal do Paraná), em Matinhos, no período noturno. A medida visa auxiliar universitários em vulnerabilidade social para que possam concluir o curso de graduação.

De acordo com informações da Prefeitura de Paranaguá, um ônibus com capacidade para 30 pessoas foi adquirido com recursos próprios do município para a prestação desse benefício.

“Visamos sempre o melhor para educação dos parnanguaras e esse é um passo importante para que os universitários em vulnerabilidade social possam continuar seus estudos sem se preocupar com o pagamento de passagem intermunicipal”, afirmou o prefeito Marcelo Roque.

Os universitários que se enquadram nos requisitos deverão fazer um cadastro na UFPR Litoral. “Este é um benefício muito importante aos universitários da UFPR Litoral Campus Matinhos. Sabemos da dificuldade de estudar no período noturno e esse transporte facilitará o deslocamento desses estudantes e de forma gratuita”, observa a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier.

Anúncio do benefício foi feito na segunda-feira, 21 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá)

A vereadora Vandecy Dutra lembrou que o benefício tem sido cogitado desde 2018. “Já buscávamos desde 2018 pela viabilidade do transporte público universitário aos alunos que residem em nossa cidade e precisam se deslocar diariamente à universidade, e que muitas vezes não possuem condições financeiras em arcar com o custo elevado de transporte diário para locomoção entre os municípios. Por conta da pandemia não conseguimos dar andamento, mas com o retorno das aulas presenciais, desta vez pudemos concretizar esse sonho, graças ao prefeito que sempre lutou pela educação”, ressaltou a vereadora.

A gratuidade do transporte entra em funcionamento assim que o cadastro dos universitários for concluído pela UFPR Litoral.

UFPR Litoral

As aulas presenciais na UFPR Litoral em Matinhos retornaram no dia 7 de março. “Conforme calendário acadêmico que busca preservar as especifidades de estudantes que dependem, como principal fonte de renda, das frentes de trabalho geradas durante a temporada de verão nos municípios do litoral. Desta forma se garante as atividades acadêmicas, bem como evita a evasão desses estudantes”, divulgou a universidade.

Atualmente, o campus no litoral oferece os cursos de Administração Pública, Artes, Agroecologia, Ciências, Ciência Ambientais, Educação no Campo, Educação Física, Geografia, Gestão de Turismo, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Imobiliária, Linguagem e Comunicação, Saúde Coletiva e Serviço Social. Além de cursos de pós-graduação com Mestrado e Especializações.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá