Na manhã de quarta-feira, 25, aconteceu a solenidade de entrega da Biblioteca Mário Lobo. O acervo passa a funcionar temporariamente na Casa Brasílio Itiberê em virtude das obras de reformas do prédio da biblioteca (antiga Santa Casa).
A cerimônia contou com a presença de autoridades, líderes comunitários e convidados. O vereador Nilo Monteiro ao fazer uso da palavra enfatizou que Paranaguá tem muita história para contar e para guardar, destacando a importância do espaço para a preservação da cultura local.
“Paranaguá precisa de muitas bibliotecas, pois somos o berço da cultura e das tradições culturais de nosso Estado. Nós somos uma cidade rica em histórias e isso precisa ser perpetuado”, destacou.
O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, o Canela, enfatizou sobre o investimento nos setores culturais.
“É de grande importância viabilizar a continuidade da biblioteca, pois nela existe um valioso acervo que vem sendo utilizado para leitura e pesquisas. Parabenizo a Anaclete, coordenadora da biblioteca, juntamente com sua equipe pela perfeita adaptação do espaço que já está sendo utilizada pela comunidade”, apontou.
O prefeito Marcelo Roque elogiou o trabalho da equipe que atua na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e recordou da época do restauro da Casa Brasílio Itiberê.
“Em 1999, ela foi restaurada por funcionários da prefeitura que atuavam na Fábrica Municipal de Artefatos, e hoje, após 20 anos, estamos aqui fazendo essa entrega da biblioteca”, apontou o chefe do executivo mostrando que o espaço continua oferecendo utilidade aos parnanguaras.
O prefeito fez um retrospecto das ações culturais empreendidas na área, ressaltando os investimentos feitos na valorização da cultura caiçara e nas artes em geral.
MAKTUB
Na ocasião da entrega, o Largo Monsenhor Celso estava contando com o projeto cultural Maktub, o qual visa à troca de livros. De iniciativa dos catarinenses Christian Neres e Paula Kolieng, o projeto percorre o Brasil incentivando as pessoas à prática da leitura.
“Estamos passando por Paranaguá pela primeira vez. Estamos gostando do público que chega até nós, pois na cidade existem pessoas interessadas em leitura”, contou Neres.
O projeto ficará até o dia 4 de agosto na Praça de Eventos Mário Roque e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.