conecte-se conosco

Educação

Senac convida público para conhecer o curso de Técnico em Radiologia

Estudantes têm estágio disponibilizado pela instituição

Publicado

em

O Senac de Paranaguá convida a população para conhecer a estrutura do curso de Técnico em Radiologia. São duas turmas formadas e quatro em andamento. As inscrições para o curso podem ser feitas até o dia 5 de março ou enquanto houver vagas.

O curso Técnico em Radiologia visa desenvolver conhecimentos teóricos e práticos para um profissional apto a realizar exames radiográficos e de diagnóstico por imagem. A demanda do mercado é alta devido ao avanço dos exames e da popularização dos planos de saúde. A formação técnica permite atuação em hospitais, clínicas, laboratórios e até na área industrial.

O instrutor de radiologia e tecnólogo em radiologia, Erickson Coelho, disse que os principais atrativos dos estudantes são trabalhar na área de saúde, a carga horária de trabalho e o salário. “É uma gama de resultados que vai somar para que ele entre no curso, o sonho de trabalhar na área da saúde e ser uma área com carga horária mais restrita, de 24 horas semanais”, destacou.

São diversas áreas de atuação na radiologia. Além da saúde para diagnóstico de imagem na descoberta de uma doença, o profissional ainda em outras como na área de odontologia e na veterinária. “Ainda temos a área do esporte, a densitometria óssea, que antes diagnosticava a osteoporose, consegue verificar também a parte magra do corpo. Portanto, as academias, os esportistas, vê a quantidade de massa óssea, de massa magra e faz o acompanhamento. Na área portuária temos as fiscalizações, assim como nos aeroportos, o campo industrial é muito grande. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo são referência em radiologia industrial”, disse Erickson.

Senac Paranaguá possui toda a estrutura necessária para a formação dos estudantes

Uma das dúvidas mais frequentes com relação ao curso é a questão da radiação e dos riscos que isso poderia trazer ao profissional. “Além dos equipamentos, nosso País é um dos que mais têm segurança radiológica no mundo. Houve um acidente em 1987 e, depois disso, foi feita uma regulamentação para garantir a segurança. Para a gente ter um aparelho, por exemplo, aqui no Senac, se eu for mudar ele de sala eu tenho que comunicar. Existem equipamentos de segurança individual e coletivo, terá tempo de exposição reduzido”, explicou Erickson.

Já durante as aulas, os estudantes já possuem um dosímetro, um dispositivo que mede a exposição de um indivíduo à radiação durante um período de tempo. “Todos os dispositivos são enviados para o laboratório, que só existem dois no País, e me manda um relatório. Fazemos já durante o curso o que é feito no mercado de trabalho”, afirmou Erickson.

Para profissionalizar os alunos desde o primeiro dia, eles fazem as aulas na sala laboratório, que possui toda a estrutura necessária para a formação deles.

A formação técnica permite atuação em hospitais, clínicas, laboratórios e até na área industrial

Estágios

O Senac tem parcerias que garantem os estágios para todos os estudantes. “Aqui temos o critério de formar o profissional completo. Quando sai daqui já sai com a documentação para fazer o registro no conselho. Temos parceria com o Hospital Regional do Litoral, Hospital Paranaguá, por exemplo. O campo de estágio abre a visão deles para o mundo”, ressaltou Erickson.

Perfil do estudante de radiologia

Segundo o instrutor, o estudante de Técnico em Radiologia deve gostar de cuidar e ajudar as pessoas. “Na pandemia a gente estava na linha de frente junto com a Enfermagem, enfrentamos muitas coisas e os estudantes também. Vai ter gente que vai viver a vida inteira e não vai viver uma pandemia, os estudantes aprenderam muito a lidar com o ser humano”, disse o instrutor.

O olhar humano para quem precisa de cuidado é uma característica do Senac. “O técnico não precisa ser o profissional que atua no automático, eu ensino aos meus alunos que são humanos cuidando de humanos, para tratar como um parente dele. Se a gente não ensinar isso para o estudante, ele fica automático, pois há muita tecnologia. É um profissional que não poderá ser substituído nunca, mesmo com os equipamentos mais modernos. Exigimos um perfil de estudante comprometido no cuidado com os outros, gostar de estudar, porque surgem coisas novas sempre.O curso tem alunos de todas as idades e com interesses em áreas distintas dentro da radiologia. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a unidade do Senac de Paranaguá pelo telefone (41) 3427-5900.

Em alta

plugins premium WordPress