conecte-se conosco

Educação

Semana da Pátria é celebrada na Assembleia Legislativa

Na sessão solene também foram homenageados os Colégios Cívico-Militares

Publicado

em

Semana da Pátria
Foto: Valdir Amaral/Alep

A sessão solene alusiva às comemorações da Semana da Pátria aconteceu nessa terça-feira, 3, no Plenário Deputado Waldemar Daros. A Semana da Pátria compreende os dias 1º a 7 de setembro, quando é relembrada a história da Independência do Brasil, em 1822. No evento também foram homenageados os Colégios Cívicos-Militares instituídos pela Lei estadual nº 21.327 de 20 de dezembro de 2022.

No dia 7 de setembro comemora-se a data em que o Brasil se tornou oficialmente independente de Portugal. A Semana da Pátria acontece sempre na primeira semana de setembro, em que há paradas comemorativas e eventos que culminam no 7 de setembro. A Semana da Pátria inspira uma série de reflexões sobre a importância da independência e as conquistas dos direitos do povo brasileiro.

Programa Colégio cívico-Militares

Segundo a Secretaria de Educação do Estado do Paraná “o Programa Colégio Cívico-Militares tem por objetivo ofertar uma educação básica de qualidade, o desenvolvimento de um ambiente escolar adequado que promova a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a gestão de excelência dos processos educacionais, pedagógicos e administrativos e o fortalecimento de valores humanos e cívicos”.

A chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Cristiane de Jesus Jakymiu comentou sobre a homenagem oferecida aos Colégios Cívico-Militares.

“Essa homenagem é muito grandiosa, representa o crescimento dos Colégios Cívico-Militares e o quanto esses colégios têm se destacado diante da educação paranaense, o quanto tem dado resultado e o quanto tem feito o orgulho das comunidades no entorno onde eles estão localizados. O primeiro reflexo é em relação às comunidades, como eu já disse, mudança muito grande no entorno das escolas”, disse Cristiane.

Sobre a relação entre a equipe pedagógica e a parte militar e como funciona a Logística a professora Cristiane disse que “funciona muito bem, o relato que nós temos dos professores é de que o professor consegue planejar a sua aula e dar a sua aula do início ao fim sem nenhum tipo de interrupção, porque existe uma outra equipe organizando o espaço para ele e organizando os estudantes. O estudante não vai circular no corredor, ele vai ficar na sala de aula dele e mais que isso, eu acho que é uma mudança de comportamento também dos nossos estudantes e a família entende que o estudante está indo para uma escola diferente”.

Para o coordenador militar estadual do Programa Colégio Cívico-Militares do Paraná, coronel Vanderley Rothenburg, a cerimônia de hoje na Assembleia Legislativa é “o reconhecimento de um trabalho que já vem de longa data”. “O Programa Colégio Cívico-Militar foi implementado em 2021, e nós temos visto um incremento de escolas, pois hoje já estamos contando com 312 estabelecimentos de ensino. E para nós, policiais militares da reserva, é motivo de alegria, de satisfação, porque estamos sendo reconhecidos, mesmo estando na reserva remunerada da Polícia Militar, estamos sendo reaproveitados, fazendo esse trabalho integrado para a Secretaria de Estado da Educação”.

A estudante Bianca Valentina Vandresen Alves cursa 8º ano do Colégio Estadual Cívico-Militar República Oriental do Uruguai e contou sobre como é ser estudante em colégios que participam do Programa.

“No meu colégio tem de diferente a formatura, por que toda manhã fazemos formatura. Também cantamos o Hino Nacional e Hino à Bandeira sempre, pelo menos nas segundas, quartas e sextas. Temos umas pessoas que já sabem marchar e temos militares também. E também o que é mais diferente é que mais seguro lá. A escola é mais segura e mais disciplinada. Eu gosto, acho bem legal, minha irmã já estudou lá, então ela já tinha me mostrado como que é”.

A cerimônia contou com a presença da Banda da Polícia Militar, representantes do poder Executivo, parlamentares, integrantes dos Colégios Cívico-Militares e a equipe da Secretaria de Estado da Educação que coordena o Programa de Colégios Cívico Militares.

Integraram a mesa, além do parlamentar proponente e presidente da sessão solene, deputado Batatinha (MDB); o coordenador militar estadual do Programa Colégio Cívico-Militares do Paraná, coronel Vanderley Rothenburg; a chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Cristiane de Jesus Jakymiu e o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação, João Guilherme Costa Guimarães.

Fonte: Alep

Em alta