Educação

Rumo à universidade: alunos do Colégio Diocesano Leão XIII são aprovados na 1.ª fase da UFPR 2026

Uma das aprovadas foi Paula Maschio Minozzo Neves que pretende cursar Enfermagem na UFPR

Paula é aluna do Colégio há 14 anos e pretende cursar Enfermagem (Fotos: Divulgação/Colégio Diocesano Leão XIII)

Paula é aluna do Colégio há 14 anos e pretende cursar Enfermagem (Fotos: Divulgação/Colégio Diocesano Leão XIII)

Em 5 de outubro, foi realizada a 1.ª fase do Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, na terça-feira, 28, foi divulgado o resultado. Os alunos do Colégio Diocesano Leão XIII se destacaram mais uma vez, com 11 aprovações nesta etapa, e se preparam para as provas da 2.ª fase rumo à universidade.

Os estudantes já foram aprovados na prova de conhecimentos gerais. Na 2.ª fase, terão que realizar as provas de compreensão e produção de textos e, no dia 1.º de dezembro, farão as provas específicas. A previsão é que o resultado final seja divulgado em 16 de janeiro de 2026.

Foram aprovados na 1.ª fase da UFPR os alunos: Alice Assunção Zola dos Santos (Farmácia), Clara de Freitas Ritta (Enfermagem), Eduarda Saiyumi Batista Fujimaki (Engenharia Ambiental e Sanitária), Elysa Bittencourt de Medeiros (Engenharia Civil), Giovany Zamboni Truppel (Medicina), Heloisa Maceno Lisovski (Engenharia Ambiental e Sanitária), Henrique Moralo dos Santos (Medicina Veterinária), João Vitor Carvalho dos Santos (Engenharia Elétrica), Maria Eduarda Pinheiro Lima (Fisioterapia), Matheus Fernandes Liller Cordeiro (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Paula Maschio Minozzo Neves (Enfermagem).

Sonho perto de ser concretizado

Aluna do Colégio Leão XIII desde os três anos de idade, Paula Maschio Minozzo Neves percebe que o sonho de entrar para a universidade está cada vez mais perto. Ela foi uma das aprovadas para a primeira fase da UFPR no curso de Enfermagem. Quando criança, passava as manhãs assistindo televisão com o pai e sempre acompanhava os comerciais de apoio a associações, como o Médico sem Fronteiras. Assim surgiu sua vontade de fazer mais pelo próximo.

“Meu sonho era ser como eles quando eu crescesse, e claro que meu pai me apoiava. Por passar muitos momentos ajudando meu pai quando ele ficou doente, eu percebi o trabalho incrível que os enfermeiros têm na vida das pessoas, às vezes, até mais que os médicos”, relatou Paula.

Com a área da saúde já definida para seguir carreira, Paula destaca que o Colégio lhe deu todo o suporte, ajudando a entender como cada profissão funcionava na prática, por meio da visita à Feira de Profissões da UFPR, além da Semana das Profissões na própria escola.

“Espero que eu consiga passar na 2.ª fase da UFPR, e das demais faculdades em que me inscrevi, também no concurso de Bombeiros, que assim como meu pai, gostaria de ser em um futuro mais distante. Meu sonho é me sentir realizada por tudo o que fiz, conseguir salvar vidas e ajudar pessoas em momentos complicados. E, principalmente, que mesmo não estando mais aqui, que meu pai sinta orgulho de mim, assim como minha família sente”, disse Paula.

A estudante participará de outros processos seletivos como o da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), além do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

A mãe de Paula, a aposentada Elisete Minozzo Neves, disse que a filha sempre foi uma ótima aluna, dedicada e responsável. O papel da família foi o de fornecer a estrutura educacional adequada para que ela alcance seus objetivos. “Optamos por colocá-la no Leão pela qualidade do ensino, formação cristã, ética e cidadã, pela segurança e confiança”, frisou Elisete.

O sentimento da família agora é só de alegria e dever cumprido. “A partir de agora depende somente dela alcançar voos mais altos e a formação para realização profissional; ficamos na retaguarda dando o apoio necessário. Ela sempre foi muito firme e decidida em qual seria a profissão escolhida”, concluiu a mãe.

Mais de 5 mil vagas

Ao todo, segundo a UFPR, 10.436 dos inscritos foram aprovados na 1.ª fase, dos quais 805 são treineiros e 9.631 concorrem a uma vaga. Para ingressar na universidade em 2026, os candidatos concorrem a uma das 5.313 vagas em um dos 143 cursos de graduação. Os campi da UFPR estão localizados em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Fase única

A partir de 2026 (para ingresso em 2027), o vestibular da UFPR passará a ser realizado em fase única, e não mais em duas fases. A mudança foi aprovada na última quinta-feira (30) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), e tem como principal objetivo reduzir a abstenção, facilitar o acesso à universidade e baixar o percentual de vagas ociosas.

Fonte: Assessoria de imprensa do Colégio Diocesano Leão XIII 


Rumo à universidade: alunos do Colégio Diocesano Leão XIII são aprovados na 1.ª fase da UFPR 2026Avatar de Da Assessoria

Da Assessoria

Rumo à universidade: alunos do Colégio Diocesano Leão XIII são aprovados na 1.ª fase da UFPR 2026

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar