Educação

Quatro colégios do litoral do Paraná passarão por consultas públicas do programa Parceiro da Escola

As escolas ficam em Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná

Colégio Estadual Professora Regina Mary Barroso de Mello, em Paranaguá, será uma das instituições que passará pela consulta

Colégio Estadual Professora Regina Mary Barroso de Mello, em Paranaguá, será uma das instituições que passará pela consulta

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, através da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, divulgou que quatro colégios estaduais do litoral do Paraná passarão por consultas públicas. A Resolução 7.789/2024 estabelece as regras para as consultas do programa Parceiro da Escola, que serão realizadas nos dias 6, 7 e 9 de dezembro.

O chefe do NRE de Paranaguá, Paulo Penteado, destacou a importância da participação da comunidade escolar em participar desta consulta. “Na consulta será decidido o modelo de organização que será implementado nas escolas nos próximos anos, a participação dos pais e de extrema importância para decidir sobre o futuro da gestão das escolas”, disse.

COLÉGIOS DO LITORAL

Os colégios estaduais que realizarão o procedimento são: o Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho, localizado na Avenida Atlântica, e o Colégio Estadual Professor Paulo Freire, na Avenida Padre Joaquim, ambos em Pontal do Paraná; o Colégio Estadual Tereza da Silva Ramos, situado na Rua Martinho Ramos, no bairro Tabuleiro, em Matinhos; e o Colégio Estadual Professora Regina Mary Barroso de Mello, localizado na Rua Itamarandiba, no bairro Santos Dumont, em Paranaguá.

“As escolas em que o governo/SEED quer dar mais apoio às direções desde a diminuição da sobrecarga sobre os diretores até a melhoria na infraestrutura que essas escolas precisam”, explicou o chefe do NRE, Paulo Penteado.

foto2 consulta publica colegios litoral parana
“A participação da comunidade escolar é fundamental, nosso desejo é que esse processo seja democrático e que ele expresse os anseios da comunidade local”, disse o chefe do NRE, Paulo Penteado

VOTAÇÃO

Na cédula de votação, o público apto a votar escolherá entre as opções “sim, aceito a implementação do Programa Parceiro da Escola” ou “não, recuso a implementação do Programa Parceiro da Escola”.

As votações ocorrerão no dia 6 das 8h às 20h30, no dia 7 das 8h às 17h e no dia 9 das 8h às 20h30. Estão aptos a votar professores efetivos e contratados em Regime Especial, funcionários efetivos e contratados em Regime Especial, pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos e estudantes maiores de 18 anos completos na data da consulta.

“A participação da comunidade escolar é fundamental, nosso desejo é que esse processo seja democrático e que ele expresse os anseios da comunidade local, chamamos os pais a mais uma vez participar da educação e do futuro de seus filhos”, convidou o chefe no NRE, Paulo Penteado.

O processo contará com a participação de três comissões consultivas: a Comissão Central é responsável por organizar as votações, a Comissão Regional do NRE ajudará a divulgar o processo, além de receber e manter sob sigilo as atas de votação, e a Comissão Consultiva Local, que fará o acompanhamento in loco. Os votos serão depositados em urnas, que serão lacradas e ficarão sob responsabilidade do diretor das instituições. A abertura das urnas será realizada no dia 9 de dezembro.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

PARCEIRO DA ESCOLA

O programa da Secretaria de Estado da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.

Você também poderá gostar

Quatro colégios do litoral do Paraná passarão por consultas públicas do programa Parceiro da Escola

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Quatro colégios do litoral do Paraná passarão por consultas públicas do programa Parceiro da Escola

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.