Educação

Projeto valoriza cultura parnanguara e melhora leitura dos alunos

Professoras da Escola Municipal Hugo Pereira Correia contam os desafios de ensinar as novas gerações.

o6tzr3d 1584428362

Observando a ausência do hábito da leitura entre os alunos do 3.º ano da Escola Municipal Hugo Pereira Correia, as professoras Paula Frison e Tatiane Gonçalves tiveram uma ideia. A cultura parnanguara foi a ferramenta utilizada pelas profissionais para aplicar o conhecimento e aperfeiçoar a leitura. A iniciativa é uma amostra das novidades que os professores de hoje precisam oferecer diariamente em sala de aula para cativar as novas gerações.

foto%202%20sala%20de%20aula

Os resultados não demoraram muito para aparecer. Iniciado em junho, o projeto já é um sucesso na escola, sendo percebido também por outros professores, já que o aperfeiçoamento da leitura no período da tarde, contribuiu com o ensino aplicado no período da manhã.

“Percebemos que nossos alunos estavam com muitas dificuldades em ler e escrever e nós somos apaixonadas por cultura parnanguara. Em uma capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, aprendemos muito sobre o tema e resolvemos trabalhar. Temos comida típica, a história dos casarios, dos sambaquis e nós tentamos fazer com que eles buscassem esses conhecimentos”, contou a professora Paula. O projeto foi incluído no Sefe (Sistema Educacional Família e Escola) e classificado em um concurso realizado em todo o Paraná.

As crianças, que possuem de nove a 10 anos e fazem parte do ensino integral, aprovaram a ideia e se envolveram com as atividades. “A melhora que eles tiveram na leitura fez valer a pena todo o nosso ano. As outras professoras agradeceram, pois há um trabalho em conjunto que deu muito resultado. Na semana passada, tomei a leitura deles e fazemos uma ficha de acompanhamento e todos melhoraram. A gente percebia que eles conheciam as letras e as famílias silábicas, mas na hora de formar a palavra não assimilavam”, relataram Paula e Tatiane.

PROFESSOR DE HOJE

foto%203%20sala%20de%20aula

A escola exige do professor de hoje mais dinamismo, inovação e integração, fazendo com que as crianças participem do ensino. “A gente precisa fazer com que o aluno seja protagonista do seu aprendizado, porque faz com que ele queira buscar mais. Hoje, nós fazemos até pesquisa na Internet com eles. Temos que valorizar o que o aluno traz de casa, para ele se sentir importante. E nós também aprendemos muito com eles, é uma troca. Hoje, o professor não é mais o único dono do conhecimento”, disse Paula.

Segundo Tatiane, os alunos possuem muitas informações e isso muda todo o relacionamento entre professor e aluno na sala de aula. “Antigamente, se achava que o aluno na escola era uma 'tabula rasa'. Hoje, temos essa consciência de que o aluno tem uma bagagem muito grande e temos que explorar isso. Quando falamos sobre mangue, existem muitas crianças que sabem mais que a gente, por exemplo. Hoje, para alcançar um resultado a gente precisa estar perto”, observou a professora.

Essa nova maneira de educar também apresenta desafios. “Nós temos que bater o tempo todo com a tecnologia, é uma disputa desigual. Por isso, temos que encontrar atrativos para trazer essa criança para perto e conseguir ensinar. Até para resgatar as brincadeiras, a coordenação motora e a própria questão da competição, pois há crianças que se frustram por só querer ganhar”, analisaram as professoras.

VIDA DE PROFESSORA

Segundo Paula e Tatiane, os obstáculos encontrados no caminho podem desanimar, mas não tiram o foco da real missão que escolheram. “É uma profissão com muitas dificuldades, mas a gente vê uma criança que há três meses não estava lendo começar a ler. O nosso pagamento é ver a criança crescer e querer explorar e aprender. É uma missão de vida, que todos os professores continuem nessa luta, porque apesar de tudo, vale a pena”, enfatizou Paula. “Nada paga o brilho no olhar da criança quando trazemos algo novo, é nesse momento que pensamos ‘estou aqui para isso’. Algumas coisas fazem com que a gente desanime, mas a gente precisa continuar. O que a gente quer mesmo é fazer a diferença na vida dessas crianças”, concluiu Tatiane.

Você também poderá gostar

Projeto valoriza cultura parnanguara e melhora leitura dos alunos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Projeto valoriza cultura parnanguara e melhora leitura dos alunosAvatar de Redação

Redação