Educação

Projeto “Trilhos do Conhecimento” já levou 800 alunos para passeio de Maria Fumaça

Ação é realizada em uma parceria entre Prefeitura de Antonina e ABPF

t9rfv10

Até a última sexta-feira, 27, cerca de 800 alunos da rede municipal de ensino de Antonina fizeram passeios de “Maria Fumaça” entre o município e Morretes, algo que foi iniciado em agosto de 2023. A iniciativa faz parte do projeto “Trilhos do Conhecimento” realizado em uma parceria entre Prefeitura de Antonina e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Até agora, seis passeios foram realizados por estudantes que recebem conhecimento histórico e cultural em aulas de campo. 

Segundo a Prefeitura, o projeto proporciona “experiências incríveis de descontração e educação patrimonial para alunos da rede municipal de ensino e Apae durante passeios de Maria Fumaça”, completa. “Os próximos passeios estão programados para acontecer no dia 10 de novembro”, informa a assessoria.

“O passeio na Maria Fumaça até a cidade de Morretes é um momento contagiante para todos, além dos alunos, o passeio inclui toda equipe pedagógica que participa dando o apoio necessário, junto a equipe da ABPF”, salienta a Prefeitura de Antonina.

Segundo o Trem Caiçara, responsável pelo trem turístico entre Curitiba e o litoral do Paraná, o projeto “Trilhos do Conhecimento” é uma parceria entre ABPF Regional Sul e Trem Caiçara, sendo realizado através do Passeio Turístico Trem Caiçara. “O trajeto é percorrido entre as cidades de Antonina e Morretes, passa em meio à Mata Atlântica, por pontes, chácaras e manguezais com duração aproximadamente de 1h15min. Uma viagem recheada de conhecimento entre as cidades históricas do litoral paranaense”, acrescenta a assessoria. 

“Esta é uma experiência particularmente importante para estudantes, que oferece a oportunidade de aprender história e cultura fora do ambiente de sala de aula”, ressalta o município.

Maria Fumaça

De acordo com a empresa, os passeios são realizados com a única “Maria Fumaça” em operações no Paraná. “Fabricada em 1884 na Philadelphia, Estados Unidos, pela Baldwin Locomotive Works, a centenária Mogul 11 iniciou suas atividades no Brasil em fevereiro de 1885. Atualmente com quase 140 anos é a locomotiva à vapor mais antiga em operação no Brasil”, finaliza a assessoria do Trem Caiçara.


Com informações da Prefeitura de Antonina e Trem Caiçara

Você também poderá gostar

Projeto “Trilhos do Conhecimento” já levou 800 alunos para passeio de Maria Fumaça

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Projeto “Trilhos do Conhecimento” já levou 800 alunos para passeio de Maria FumaçaAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.