Até a última sexta-feira, 27, cerca de 800 alunos da rede municipal de ensino de Antonina fizeram passeios de “Maria Fumaça” entre o município e Morretes, algo que foi iniciado em agosto de 2023. A iniciativa faz parte do projeto “Trilhos do Conhecimento” realizado em uma parceria entre Prefeitura de Antonina e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Até agora, seis passeios foram realizados por estudantes que recebem conhecimento histórico e cultural em aulas de campo.
Segundo a Prefeitura, o projeto proporciona “experiências incríveis de descontração e educação patrimonial para alunos da rede municipal de ensino e Apae durante passeios de Maria Fumaça”, completa. “Os próximos passeios estão programados para acontecer no dia 10 de novembro”, informa a assessoria.
“O passeio na Maria Fumaça até a cidade de Morretes é um momento contagiante para todos, além dos alunos, o passeio inclui toda equipe pedagógica que participa dando o apoio necessário, junto a equipe da ABPF”, salienta a Prefeitura de Antonina.
Segundo o Trem Caiçara, responsável pelo trem turístico entre Curitiba e o litoral do Paraná, o projeto “Trilhos do Conhecimento” é uma parceria entre ABPF Regional Sul e Trem Caiçara, sendo realizado através do Passeio Turístico Trem Caiçara. “O trajeto é percorrido entre as cidades de Antonina e Morretes, passa em meio à Mata Atlântica, por pontes, chácaras e manguezais com duração aproximadamente de 1h15min. Uma viagem recheada de conhecimento entre as cidades históricas do litoral paranaense”, acrescenta a assessoria.
“Esta é uma experiência particularmente importante para estudantes, que oferece a oportunidade de aprender história e cultura fora do ambiente de sala de aula”, ressalta o município.
Maria Fumaça
De acordo com a empresa, os passeios são realizados com a única “Maria Fumaça” em operações no Paraná. “Fabricada em 1884 na Philadelphia, Estados Unidos, pela Baldwin Locomotive Works, a centenária Mogul 11 iniciou suas atividades no Brasil em fevereiro de 1885. Atualmente com quase 140 anos é a locomotiva à vapor mais antiga em operação no Brasil”, finaliza a assessoria do Trem Caiçara.
Com informações da Prefeitura de Antonina e Trem Caiçara