Na noite de quinta-feira, 24, foi realizada no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar) a assinatura do convênio entre a entidade de ensino e a Loja Maçônica Perseverança de Paranaguá, a mais antiga do Estado com 152 anos de existência. A ação beneficiará dois alunos da Escola Tiradentes, no bairro de Alexandra.
O projeto Perseverando na Educação foi criado pela Comissão de Ação Social da Loja Perseverança buscando dar maiores condições de preparação para egressos do 9.º ano do Ensino Fundamental público municipal.
O evento contou com a presença da presidente da Mantenedora Dra Rosi Terezinha Bonn, da diretora do Ensino Médio do Isulpar, Lúcia Helena Freitas da Rocha, e diretor de Graduação, Ivan de Medeiros Petry Maciel, presidente da Loja Maçônica Perseverança, dos membros Sergio Nicodemos e da diretora da Escola Tiradentes, Sandra Mara Paiffer Breine.
Também prestigiaram o ato representando a Loja Maçônica Perseverança Fabiano Vicente Venete Elias, Luiz Hamilton Zanon, Cassio Amer, Fabian Ribas Machado e Leonardo Quintana Bernardi.
A diretora da Escola Tiradentes, Sandra Mara, enfatizou que será uma oportunidade ímpar para os alunos. “Tenho que agradecer ao Isulpar e à Loja Perseverança este grande passo em prol de nossos alunos. Eles merecem esta oportunidade, pois temos alunos ótimos. Isso representará um futuro melhor na vida deles”, destaca.
A diretora do Ensino Médio do Isulpar, Lúcia Helena, enfatizou que a instituição está de portas abertas para a comunidade. “Para nós é um privilégio abraçar este projeto liderado pelo Dr. Fabiano Elias e pela Loja Perseverança de Paranaguá. O Isulpar abre suas portas para a comunidade poder participar das nossas atividades educacionais”, enfatizou.
Responsável por efetivar a parceria, Fabiano Elias, que também é professor no Isulpar, destaca como serão escolhido os alunos. “O projeto ofertará duas vagas aos quinze alunos inscritos na Escola Tiradentes. O objetivo é que o aluno não tenha despesas de transporte, mensalidade escolar, uniformes e material didático no Ensino Médio em escola particular, sem contar que também receberão reforço alimentar, para que possam transcorrer o Ensino Médio de uma forma diferenciada. Só temos a agradecer à Dra. Rosi e ao Colégio Isulpar por estar conosco neste projeto”, destaca Fabiano Elias.
O presidente da Loja Maçônica Perseverança, Sérgio Nicodemos, destacou que ações como esta fazem parte do “ser” maçônico. “Este é um momento de alegria e satisfação. Existem pessoas que acreditam que a Maçonaria não busca trabalhar corretamente, mas o fazemos diariamente, em uma entidade que possui mais de 152 anos de história e só temos que agradecer à diretoria do Isulpar que está se engajando neste projeto”, destaca Nicodemos.
Dra. Rosi Bonn enfatizou que um dos objetivos de qualquer instituição educacional é a prestação de serviço à comunidade. “Esta foi uma grande ideia, pois nos aproxima das escolas periféricas e do grupo maçônico, trazendo a proposta de autorizar algumas vagas do Ensino Médio e posteriormente até da faculdade para pessoas carentes. É uma satisfação muito grande e vejo como início de uma grande vivência entre nós, pois temos que voltar os nossos olhos para os jovens”, externou a presidente da mantenedora.
Os nomes dos alunos que serão beneficiados com as bolsas de estudos e contemplados pelo projeto serão conhecidos na solenidade de formatura da Escola Tiradentes, que acontecerá na Câmara Municipal de Paranaguá, no dia 16 de dezembro.