Educação

Projeto da Unespar, Centro de Documentação Histórica do Litoral comemora um ano

Atualmente, há 14.619 documentos do período de 1840 a 1969

s9vgji1l

O Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná (CDoc. H Litoral), vinculado à Unespar, completou um ano nesta semana. O CDoc. H Litoral é o primeiro da universidade. Atualmente está vinculado às atividades da direção do campus de Paranaguá, por meio de um termo de cooperação técnica entre a Unespar e a Prefeitura de Paranaguá, e desenvolve suas atividades no prédio do Arquivo Municipal. 

O CDoc. H Litoral tem como objetivo preservar documentos históricos da região do Litoral do Paraná, em especial Paranaguá, por meio de higienização, catalogação, inventário e pesquisa de documentação histórica. Atualmente está sob sua responsabilidade a documentação da I Vara Criminal e a documentação do Arquivo Público Municipal de Paranaguá.

A ideia de criação do CDoc. H Litoral surgiu de uma demanda do colegiado de História, do câmpus de Paranaguá, que necessitava de um espaço para conscientizar a comunidade acerca da preservação histórica local e regional, com documentos arquivados permanentemente.

A experiência busca incentivar a produção científica por meio desses documentos, fazendo com que o arquivo seja um laboratório para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

De acordo com a coordenadora do órgão e professora do colegiado de História, Liliane da Costa Freitag, atualmente o CDoc. H Litoral tem 14.619 documentos sob sua responsabilidade, vindos somente do Fundo do Arquivo Municipal da Prefeitura de Paranaguá, entre o período de 1840 a 1969.

“Já estamos expandindo essa tabela de temporalidade para o ano de 1985, quando se encerra o período militar. Nesse caso, esse número irá aumentar significativamente. Temos ainda o Fundo da I Vara Criminal da Comarca de Paranaguá que compreende o período de 1867 a 1985 com aproximadamente 7.162 processos”, explica.

Liliane comenta que a universidade está em tratativas com a Vara de Família de Paranaguá para incorporar mais 21.888 processos que correspondem ao período de 1920 a 1990.

“Somando o Fundo do Arquivo Municipal, a I Vara Criminal e a Vara de Família de Paranaguá, teremos um total de 43.669 documentos para serem preservados, tratados e disponibilizados para a sociedade”, destaca. Toda a documentação da Comarca de Paranaguá desde o período colonial também pode ser incorporada ao projeto.

czfo2l0i
Atividades acontecem no prédio do Arquivo Municipal.
Foto: Unespar

O CDoc. H Litoral conta com uma equipe de 17 pessoas, entre bolsistas e voluntários de projetos de extensão e Iniciação Científica, além de docentes que também desenvolvem trabalhos junto à Coordenadoria. “Desde que começamos nossos projetos no CDoc. H Litoral, já percebemos uma mudança de olhar dos acadêmicos do curso de História, para a pesquisa e para a extensão”, relata a coordenadora.

Para que a iniciativa do CDoc. H Litoral chegasse à comunidade litorânea, a equipe também passou a desenvolver projetos educativos, como rodas de conversa com escolas e demais projetos da Unespar; participação em feiras de profissões em escolas de Paranaguá e na Unespar; visitas guiadas com palestra de educação patrimonial; edição de boletim informativo e Instagram (@cdoc.h_litoral); e semana acadêmica do colegiado de História e conferência para a comunidade.

Neste um ano, o CDoc. H Litoral rendeu os seguintes resultados: Iniciação Científica concluída (6), Iniciação Científica em andamento (7), Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) concluído (1), TCC em andamento (5), dissertação em andamento (1), projeto de tese (1).

Fonte: AEN

Você também poderá gostar

Projeto da Unespar, Centro de Documentação Histórica do Litoral comemora um ano

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Projeto da Unespar, Centro de Documentação Histórica do Litoral comemora um ano

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.