Educação

Projeto “Bibliotecno” entrega armários com itens tecnológicos para colégios de Paranaguá

Alunos terão acesso a óculos de realidade virtual, drones e impressora 3D e outros itens eletrônicos

01 11

Foram contemplados o Instituto de Educação e colégio Lucy Requião de Mello e Silva (Foto: Fernanda Cheffer)

Estudantes do Colégio Estadual do Campo Lucy Requião de Mello e Silva, na Ilha do Mel, e do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, ambos em Paranaguá, ganharam uma oportunidade inédita de ampliar o acesso à tecnologia. As escolas agora passam a contar desde esta quarta-feira, 24, com o projeto “Bibliotecno”, iniciativa que leva recursos de ponta para complementar o aprendizado em sala de aula. 

A ideia surgiu a partir da comunidade escolar, e a iniciativa, que foi desenvolvida pela GK Estratégias, disponibiliza gratuitamente um armário tecnológico para turmas do 6.º ano do ensino fundamental e do 3.º ano do ensino médio. Entre os equipamentos estão óculos de realidade virtual, drones, impressora 3D, kits de robótica e de criação de games, notebooks, celulares, jogos estratégicos e livros.

“O objetivo é que os jovens enxerguem esses recursos não apenas como brinquedos, mas como portas para futuras profissões e oportunidades”, destacou o coordenador do projeto, Guilherme Klopffleisch.

Escolas destacam importância do projeto

A estudante Shauanna Laís Alves dos Santos, moradora da Ilha do Mel, comemorou a novidade, especialmente pensando nos filhos. “Vivemos em uma área de preservação ecológica e os drones serão úteis para mostrar o tamanho da área preservada. Estes equipamentos são um sonho que temos faz tempo”, afirmou.

Para a diretora do colégio, Adriana Maria Bosquetto, a expectativa é alta. “A impressora 3D é o equipamento mais aguardado, especialmente para as aulas de empreendedorismo. Já os óculos de realidade virtual poderão levar os alunos a uma viagem até o fundo do mar, unindo tecnologia e aprendizado”, disse.

Documentário

Além da chegada dos equipamentos, os alunos apresentaram no mesmo dia da entrega o documentário Pesca da Tainha, produzido por eles com celulares próprios.

Esta é a 17.ª escola contemplada pelo projeto. Em outras unidades, os kits tecnológicos já renderam participação em feiras de ciência, projetos de observação com drones, produção de peças em impressoras 3D e visitas virtuais a museus internacionais.

Além da unidade de ensino na Ilha do Mel, o Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá, também recebeu o Bibliotecno, beneficiando mais de 1,2 mil alunos.

Sobre o projeto

Criado em 2024, o projeto já impactou cerca de 7 mil estudantes em 16 escolas e associações no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até o fim deste ano, chegará a 19 unidades. A ação conta com apoio da Lei Rouanet, patrocínio das empresas Fertipar Fertilizantes, Instituto Joel Malucelli, Grasp e Bruning Tecnometal, e é realizada pela GK Estratégias e Ministério da Cultura.
Com informações da assessoria do Bibliotecno


Projeto “Bibliotecno” entrega armários com itens tecnológicos para colégios de ParanaguáAvatar de Maickon Chemure

Maickon Chemure

Formado em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2024 como Repórter Policial, além de produções audiovisual. Atua há 16 anos na área de reportagem. Exerce as suas atividades na Folha do Litoral News como coprodutor (PJ).

Projeto “Bibliotecno” entrega armários com itens tecnológicos para colégios de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar