conecte-se conosco

Educação

Professora em Alexandra ganha 1.º lugar em premiação nacional de projetos educacionais

Ação coloca estudantes como protagonistas e valoriza as belezas de Paranaguá

Publicado

em

Professora em Alexandra

Uma turma do 3.º ano do Ensino Fundamental, uma professora dedicada e a vontade de valorizar mais as belezas da sua terra. Esses foram os ingredientes que fizeram com que a professora de Paranaguá, da Escola Municipal Tiradentes, em Alexandra, Carolina Rochelli Policarpo Ventura, ganhasse o 1.º lugar no 14.º Prêmio Ação Destaque, promovido pela Editora Opet.

Carol concorreu com educadoras de todo o País na categoria 3 – Ensino Fundamental Anos Iniciais 1.º ao 3.º ano e ganhou com o projeto de sua autoria: “Mar, Câmera e Ação. Proteger a baía de Paranaguá está em nossas mãos”, levando a bandeira da cidade para o evento. O 2.º lugar foi para Varginha (MG) e o 3.º para Chapecó (SC) e Fortaleza (CE).

Desde 2003, Carol é professora na Rede Municipal de Educação. “Percebi que os alunos não tinham conhecimento da nossa baía e da importância de preservar esse recurso tão precioso. Constatei algo extremamente necessário de estar aprofundando esse conteúdo com os estudantes, que por vezes não se sentiam valorizados por serem do litoral”, disse Carol.

A partir disso, ela traçou alguns objetivos, entre eles o de levar os estudantes para conhecer de perto aquilo que precisavam valorizar. “Eu quero que as crianças valorizassem e reconhecessem a grandeza e despertar nelas o amor pela nossa cidade e pela nossa baía e defender. Porque na nossa cidade a questão do lixo é bem séria. Fizemos diversas ações para mobilizar, principalmente a nossa comunidade ao redor. É uma gota no oceano, mas a gente começou”, enfatizou a professora.

Professora em Alexandra
Carolina Rochelli Policarpo Ventura recebeu a premiação pelo projeto “Mar, Câmera e Ação. Proteger a baía de Paranaguá está em nossas mãos”

Os alunos fizeram chamada de vídeo com crianças da escola de Piaçaguera, produziram diferentes vídeos alertando sobre a questão do lixo, fizeram coleta de tampinhas, exposição em sala, alfabeto caiçara, passeatas, jogo de percurso da baía com as famílias entre outras atividades.

“Tivemos aula de campo no Aquário de Paranaguá e às margens do Rio Itiberê. Para os pescadores, entregamos um certificado de pescador amigo da baía de Paranaguá. Finalizamos o projeto no desfile de aniversário de Paranaguá”, contou Carol.

Resultados 

Os resultados são visíveis na escola e na comunidade que estão inseridos. “Hoje, os alunos já conhecem mais sobre a nossa baía, sentem orgulho do lugar onde vivem, percebemos o cuidado e o zelo deles. Quando saímos pela rua, as pessoas reconhecem o projeto protagonizado pelos alunos e se sensibilizam com a causa, gerou reflexão e mudança de atitudes”, afirmou a professora.

Para a professora, o mérito do sucesso do projeto “Mar, Câmera e Ação” não é só dela, mas também do envolvimento dos estudantes. “Queria deixar registrado o protagonismo dos alunos. Eu mediei todo o projeto, mas sempre deixei que eles fizessem suas descobertas e chegassem às suas conclusões através das vivências que foram propiciadas. Eles foram show!”, ressaltou Carol.

Sobre o Prêmio

O resultado do 14.º Prêmio Ação Destaque, da Editora Opet, foi divulgado no dia 12 de setembro. A divulgação dos vencedores aconteceu no segundo dia do XII Seminário Nacional de Gestores, realizado em Curitiba e com transmissão integral pelo Canal da Editora no Youtube.

Em 2024, o Ação Destaque teve centenas de projetos inscritos de professores e gestores municipais parceiros de todo o País, que concorreram em nove categorias. Desses trabalhos, 28 foram selecionados e concorreram na etapa final, que apontou os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria. Todos os finalistas receberam certificados, troféus e prêmios em dinheiro. Os trabalhos finalistas foram de 19 municípios parceiros da Editora Opet em SP, MG, CE, MT, RO, SC e PR.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Na Escola Tiradentes, os estudantes se reuniram para acompanhar a transmissão do Prêmio ao vivo e comemoraram a vitória do projeto. “Todo mundo se inscreve nessas ações querendo ganhar. Fiquei feliz só de estar na final. É algo que reconhece o trabalho que a gente desenvolve e é também o momento que nós reavaliamos para saber se estamos no caminho certo e o resultado me alegrou muito”, disse Carol, que recebeu R$3.500,00, além de troféu e menção honrosa.

Em alta