Etapa para escolha do novo chefe do NRE de Paranaguá está na fase de entrevistas
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, desde o início de janeiro, determinou um processo de credenciamento com base na análise de competências que determinará quem será o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá e outros 31 Núcleos Regionais de Educação de todo o Paraná.
O processo ainda está ocorrendo e atualmente está na fase de entrevistas, com apresentação de Plano de Gestão para uma banca multidisciplinar pelos candidatos na sexta-feira, 22. Com início realizado no dia 18 de janeiro e inscrições finalizadas no dia 3 de fevereiro, o objetivo do processo é democratizar e profissionalizar a gestão da educação pública paranaense.
CANDIDATURAS
Segundo o Estado, puderam se candidatar ao cargo todos os servidores ativos atuantes na rede estadual de ensino que já tenham exercido qualquer um dos cargos de diretor de escola, diretor auxiliar, chefe de Núcleo Regional ou assistente de núcleo, sendo que o prazo das inscrições ocorreu até o dia 3 de fevereiro . "O processo de credenciamento acontece em cinco etapas: análise de currículo; estudo de caso; teste online de raciocínio lógico e gestão; entrevista e apresentação de Plano de Gestão para uma banca multidisciplinar. A última etapa acontecerá em Curitiba; o transporte dos finalistas classificados será providenciado pela Secretaria", explica a assessoria da SEED.
De acordo com a SEED, a fase atual para escolha do chefe do NRE é de entrevistas dos candidatos, que até o presente momento não tiveram seus nomes divulgados publicamente, visto que o processo atualmente é sigiloso. "A primeira banca de avaliação do Plano de Gestão acontece nessa sexta-feira, 22", informa a assessoria. "A ideia do credenciamento é valorizar um conjunto de competências profissionais que vão desde a experiência de gestão até os resultados obtidos pelos professores enquanto ocuparam cargos de liderança", completa.
CONCLUSÃO EM MARÇO E NOMEAÇÃO DO NOVO CHEFE DO NRE
A Secretaria de Educação afirma que o processo para escolha do chefe do NRE de Paranaguá e de todas as regiões do Paraná deverá ser concluído em março. "Devem ser escolhidos chefes para os 32 Núcleos Regionais da Educação", explica a assessoria.
"Ressaltamos que todos os dados dos candidatos recebidos nesse processo de Credenciamento são sigilosos e não serão divulgados em hipótese alguma. A única exceção a esse caso é a divulgação pública dos nomes dos três finalistas por regional, que serão convidados para a apresentação dos seus respectivos Planos de Gestão na cidade de Curitiba, para a banca examinadora, em data e local a serem definidos. Gostaríamos muito de agradecer o interesse e a participação de todos com a certeza de poder contar novamente com vocês em outros projetos e ações estratégicos da Secretaria de Educação e Esporte", finaliza a SEED.