conecte-se conosco

Educação

Primeiro dia de provas do Enem será no domingo, 5

O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova

Publicado

em

Foto: Arquivo Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Após duas edições com versões impressa e digital, em 2023 o exame volta a ter apenas a versão impressa que será aplicada nos dois primeiros domingos de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no exame.

Neste domingo, 5, os candidatos farão provas de linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol), ciências humanas e redação, com um tempo de 5 horas e 30 minutos.

Já no dia 12 é a vez das provas de matemática e de ciências da natureza (Química, Física e Biologia), com 5 horas de duração. 

O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. 

Além disso, é preciso fazer uma redação de no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema.

Os itens do Enem são elaborados por especialistas selecionados por meio de chamada pública do Inep. Eles devem seguir a matriz de referência, guia de elaboração e revisão de itens estabelecidos pelo Inep. 

O que levar para o Enem

No dia da prova, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, físico ou digital. Também é aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame. 

Entre os documentos de identificação válidos estão cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação. 

Neste ano, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

O Cartão de Confirmação de Inscrição é disponibilizado algumas semanas antes da prova. Ele contém informações como número de inscrição, data, hora e local das provas, atendimento especializado (se solicitado), opção pelo Enem impresso ou Enem Digital e opção de língua estrangeira. 

Álcool em gel; e máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);

O que não levar para o Enem

Diversos itens são proibidos e podem ser confiscados já na entrada da prova. Materiais escolares, como caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas e corretivos são proibidos. Livros, manuais e anotações impressas também não são permitidas no local do exame.

Também são proibidos: tablets, pen-drives, calculadoras, agendas eletrônicas, alarmes, chaves com alarme, fone de ouvido ou qualquer outro componente eletrônico.

Local do Exame

Foto: Arquivo Inep

O local do exame é informado no cartão de confirmação da inscrição, que é disponibilizado pelo Inep na página de participante (https://enem.inep.gov.br/participante/). 

De acordo com o Inep, caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. “Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em ‘Avançar’. Em seguida, selecione a opção ‘Esqueci minha senha’”, informa o instituto.

Cronograma:

– Data das provas: 5 e 12/11/2023

– Consulte o local de prova aqui INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

– Divulgação dos Gabaritos: 24/11/2023

– Resultados: 16/01/2024

A aplicação do Enem 2023 seguirá o horário de Brasília:

– Abertura dos portões – 12h;

– Fechamento dos portões – 13h;

– Início das provas – 13h30;

– Término das provas 1º dia – 19h.

– Término das provas 2º dia – 18h30.

Com informações do INEP

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress