Educação

Premiação do Concurso Redação Agrinho 2024 acontece na próxima semana em Paranaguá

Na região, serão contemplados 21 alunos e 21 professores da Rede Estadual de Educação

Concurso Redação Agrinho

Inscrições para o Concurso Agrinho 2024 estão próximas da reta final

Na quinta-feira, dia 7 de novembro, acontecerá a premiação do Concurso Redação Agrinho 2024, no Sesc Paranaguá. Pelo Núcleo Regional de Educação (NRE), que abrange os municípios do litoral do Estado, serão 21 alunos e 21 professores premiados.

Os ganhadores do 1.º e 2.º lugares receberão um celular no evento que acontece em Curitiba, no dia 4 de novembro. A cerimônia em Paranaguá premiará aqueles que ficaram em 3.º lugar com um celular.

O Concurso Redação PR Nota 10 Agrinho é realizado desde o ano de 2021 pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e está na sua 4.ª edição.

Concurso Redação Agrinho
Os ganhadores do 1.º e 2.º lugares receberão um celular no evento que acontece em Curitiba, no dia 4 de novembro. (Foto: Arquivo/Lucas Fermin/Seed-PR)

Segundo o NRE de Paranaguá, o Concurso Redação Agrinho, tradicionalmente, movimenta milhares de alunos no Estado, incentivando-os a produzirem textos de qualidade e, nas escolas dos sete municípios do litoral, não foi diferente.

“Na época do concurso tínhamos perto de 27 mil estudantes e, destes, 21 mil participaram ativamente na produção. Professores, diretores, pedagogos, estudantes e também a família fizeram parte deste processo. Todos os anos os alunos aguardam este evento uma vez que, além de aprimorar a escrita, recebem premiação e menção honrosa. É gratificante ouvir da comunidade escolar experiências veiculadas ao processo deste concurso em que todos crescem”, explicou, em nota, o NRE.

Edição 2024

O tema escolhido para o concurso deste ano é “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”, abrangendo o desenvolvimento de ações, ideias e projetos que viabilizem soluções sustentáveis para o agronegócio mediante a união da criatividade dos estudantes e professores, com seus conhecimentos acadêmicos e recursos tecnológicos.

Aproximadamente 21 mil estudantes participaram do concurso no ano de 2024.  Alunos de 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos, bem como do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

Concurso Redação Agrinho
“É gratificante ouvir da comunidade escolar experiências veiculadas ao processo deste concurso em que todos crescem”, explicou, em nota, o NRE

Como funciona o Concurso Redação Agrinho

Os professores da Rede Estadual de Ensino trabalharam os gêneros textuais de acordo com o edital e inscreveram seus alunos que desenvolveram as produções no Recurso Digital Redação Paraná. Os professores escolheram os textos Nota 10, textos estes que passaram pela análise de três bancas: a da Escola, a do Núcleo Regional de Educação, bem como a do SENAR.

Escolas participantes no litoral

De Antonina, participarão da premiação os Colégios Estaduais: Prof.ª Altahir Gonçalves, Hiram Rolim Lamas e Profª Maria Arminda. 

De Guaraqueçaba, participarão estudantes e professores de dois colégios estaduais: CEC Ilha de Superagui e CEC Ilha das Peças.

De Paranaguá, os Colégios e Escolas Estaduais: Helen Vianna Sundin, Dr. Arthur M Ramos, Dr. Roque Vernalha, Profª Regina M. B. de Mello, Alexandra, Cidália Rebello Gomes e Instituto Estadual de Educação – Dr Caetano Munhoz Rocha.

De Guaratuba, participará o Colégio Estadual Pref. Joaquim Mafra; de Matinhos, o Colégio Estadual Gabriel de Lara; de Morretes, o Colégio Emilia Jera Poty; e de Pontal do Paraná, os Colégios Estaduais Prof. Renee Carvalho de Amorim, Profa. Maria Helena T. Luciano e Sully da R. Vilarinho.

Premiação do Concurso Redação Agrinho 2024 acontece na próxima semana em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Premiação do Concurso Redação Agrinho 2024 acontece na próxima semana em Paranaguá

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.