Na tarde de terça-feira, 16, noventa alunos da rede municipal de ensino pertencentes ao projeto "Justiça e Cidadania" foram recebidos pelo prefeito Edison Kersten em seu gabinete, no Palácio São José, sede da Prefeitura de Paranaguá. Os alunos, pertencentes à Escola Municipal Joaquim Tramujas, visitaram inúmeras secretarias na sede do município, bem como conheceram a Sala de Reuniões, espaço onde são realizadas as decisões mais importantes da prefeitura. A série de visitas foi iniciada na sexta-feira, 12, e seguirá ocorrendo nas próximas semanas no Palácio São José.
Em Paranaguá, o projeto é uma iniciativa das juízas de Direito Dra Mércia do Nascimento Franchi e Dra Débora Cassiano Redmond, responsáveis pelo projeto, representantes da Justiça Estadual. A ação possui alcance em todo o Brasil, através da Associação da Magistratura Brasileira (AMB), idealizadora da iniciativa. Representantes da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) acompanharam os alunos, bem como professores da escola municipal Joaquim Tramujas. O prefeito Edison Kersten determinou o apoio de toda a estrutura municipal ao projeto desde o início de 2016.
"É uma honra receber estes 90 alunos aqui na prefeitura, que é o centro administrativo municipal e trabalha justamente para dar um retorno positivo em todos os setores aos cidadãos, entre eles aos alunos da rede municipal e às escolas. Mais alunos do projeto irão visitar a prefeitura nos próximos dias. Explicamos aqui a função do prefeito e a importância deles como cidadãos sempre estarem atentos às ações do município, visto que estamos conscientes de nossa responsabilidade como gestores do dinheiro público e de converterem estas verbas em benefício para a sociedade", afirma o prefeito Edison Kersten.
O prefeito aproveitou para ressaltar a construção de oito novas salas de aula na Escola Municipal Joaquim Tramujas, todas com ar-condicionado, televisão de LED, materiais pedagógicos e estruturais novos. "Este é o mínimo que podemos demonstrar, visto que a Prefeitura deve sempre prezar pela educação como um dos setores principais de investimento. Além disso, ressaltamos nossos planos de reformular o Aeroparque como um centro poliesportivo e recreativo para nossos cidadãos, entre eles as crianças que hoje estiveram na Prefeitura", completa.
Na sexta-feira, 12, quando a série de visitas à prefeitura por alunos do projeto foi iniciada, a juíza de Direito, Dra Mércia do Nascimento Franchi, ressaltou que a iniciativa ocorre em todo o Brasil, por determinação da AMB, sendo que no Paraná é incentivada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). "Agradecemos ao apoio irrestrito do prefeito ao projeto aqui em Paranaguá, iniciativa que está tendo repercussão positiva em todo o Paraná. O prefeito Edison é uma pessoa de vontade e de grande coração com os alunos do município. Através da iniciativa concedemos aprendizado contínuo de cidadania aos alunos", completa.
Visitas também foram feitas pelos estudantes ao Fórum de Justiça e à Câmara Municipal. Segundo a magistrada, em breve alunos das escolas municipais de Paranaguá irão também visitar a sede do TJPR, em Curitiba, como forma de ampliar o alcance do projeto, tudo isso com apoio da prefeitura, demonstrando o prestígio da iniciativa local. Mais visitas técnicas ao Palácio São José serão feitas nas próximas semanas por inúmeros alunos das escolas municipais participantes do projeto.
Foto: Samuel Calado