O prefeito Marcelo Roque entregou na manhã de sexta-feira, 19, um ônibus para a Secretaria Municipal de Educação. O veículo irá atuar no projeto Cultura Parnanguara, desenvolvido pelas escolas em tempo integral.
Prefeito Marcelo Roque destacou que, através do ônibus, estudantes poderão ter aulas de campo
O ônibus será exclusivamente para uso dos alunos e professores das escolas integrais que têm em sua grade a oficina de cultura parnanguara.
O projeto consiste em atividades teóricas e práticas sobre Paranaguá e seus valores culturais. Neste sentido, os estudantes constroem maquetes, enfocando a cidade, confeccionam gibis com desenhos e textos sobre a cultura caiçara, escrevem poesias, criam peças teatrais e uma infinidade de atividades voltadas para a cultura local.
Veículo irá atender alunos e professores que participam das atividades
De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, o ônibus vai impulsar ainda mais as atividades realizadas nas instituições de ensino. “Quando se conhece de perto aquilo que é estudado em sala de aula, os conhecimentos ficam mais abrangentes e com isso as crianças aprendem mais. Através deste aprendizado surge o respeito em torno do patrimônio”, apontou.
Mestre Zeca da Rabeca se apresentou durante a solenidade
Segundo a secretária Municipal de Educação, Vandecy Dutra, com o ônibus as atividades serão intensificadas. “Diariamente nossos alunos praticam a oficina e agora passam a contar com esse novo recurso, um ônibus específico que completará tudo o que aprendem durante a aula. Eles poderão conhecer de perto os pontos turísticos e o patrimônio histórico, ampliando ainda mais o conhecimento sobre Paranaguá. Parabenizo o prefeito por investir na educação e na cultura parnanguara”, destacou.
Autoridades e estudantes conheceram o interior do veiculo
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, ressaltou que por meio dos ônibus os estudantes poderão ter aulas de campo, indo até os locais que são os patrimônios culturais, como a Fonte Velha e demais prédios históricos. “Poderão percorrer as ruas, bairros a fim de conhecer ou reconhecer os pontos turísticos e históricos de Paranaguá. Estamos realizando ações pensando no futuro porque os cidadãos passam a valorizar e respeitar mais a cidade, quando conhecem a sua história”, apontou.
O vereador Thiago Kutz representou a Câmara de Paranaguá.