conecte-se conosco

Educação

Prazo para inscrições para as 312 vagas ofertadas no litoral pela UFPR via SiSU vai até sexta-feira

222 vagas são para Matinhos e 90 para Pontal do Paraná

Publicado

em

Foto: Marcos Solivan/UFPR

Na terça-feira, 15, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou que o prazo de inscrição para 2.024 vagas ofertadas pela universidade através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) vai até a sexta-feira, 18. No litoral são oferecidas 312 vagas para 16 cursos de graduação no campus da UFPR Litoral, em Matinhos, e nos campi da UFPR em Pontal do Paraná, no campus de Pontal do Sul e na unidade Mirassol. 

Das 312 vagas, 222 são para a UFPR em Matinhos em 11 cursos de graduação e 90 para os campi de Pontal do Paraná em cinco áreas de graduação. “As inscrições são gratuitas e abertas exclusivamente para estudantes que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiveram nota maior que zero na redação. Para se inscrever, acesse o endereço https://sisu.mec.gov.br“, detalha a asessoria.

Segundo a UFPR, no contexto estadual, a UFPR está disponibilizando 2024 vagas via SiSU distribuídas em 110 cursos de graduação, em todas os municípios onde a universidade mantém cursos de graduação: Curitiba, Palotina, Toledo, Jandaia do Sul, Pontal do Paraná e Matinhos. A relação completa de vagas e locais pode ser acessada no seguinte link: https://sisu.mec.gov.br/#/vagas?categoria=instituicao&id=571 .

“Cada candidato poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU em até duas opções de vaga, informando-as em ordem de preferência. Deverá informar também a categoria de concorrência. No caso da UFPR, a distribuição das vagas está de acordo com a Lei nº 12.711/2012, a chamada Lei de Cotas: metade das vagas é para ampla concorrência e a outra metade para estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa segunda metade, há reserva de vagas para estudantes de baixa renda (renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo mensal) e cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência”, explica a UFPR.

Resultado será divulgado no dia 22

De acordo com a UFPR, o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22 de fevereiro e as matrículas acontecem entre 25 a 28 de fevereiro. “Os candidatos devem ficar atentos, porque esta será a única oportunidade para que os aprovados façam a matrícula. O candidato incluído nessa primeira chamada que eventualmente perder o prazo ou decidir não fazer a matrícula não poderá se inscrever na lista de espera”, acrescenta.

“Os candidatos que não forem aprovados na primeira chamada poderão ficar em lista de espera. A inscrição na lista de espera não é automática. Entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março os candidatos deverão acessar seu boletim SiSU e manifestar formalmente seu interesse em participar da lista. Nessa etapa os candidatos deverão escolher apenas uma das duas opções de curso indicadas no momento da inscrição”, detalha a universidade.

Validação

Segundo a UFPR, os candidatos que forem aprovados pelo sistema de cotas (autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência) deverão passar por bancas de validação de autodeclaração. “As bancas serão realizadas em ambiente virtual, nos dias 1º e 2 de março. Os horários e links para acesso às salas virtuais serão informados em edital próprio, a ser publicado no dia 24 de fevereiro”, completa a assessoria.

“Candidatos que já tenham comparecido diante de bancas de validação em processos seletivos anteriores (PS-UFPR ou PS-SISU) não precisarão se apresentar novamente. Nesses casos, valerão as decisões tomadas pelas bancas naquelas ocasiões”, ressalta a UFPR.

Registro acadêmico

De acordo com a UFPR, os aprovados na primeira chamada do SiSU deverão fazer o registro acadêmico no período de 25 a 28 de fevereiro. “Na UFPR, todo o processo será feito pela internet, no site do Núcleo de Concursos”, detalha a assessoria.

Os documentos necessários para realizar o registro acadêmico são os seguintes:

a) Documento de identificação ou, para candidatos estrangeiros, o RNE-Permanente;

b) Certidão de nascimento ou de casamento;

c) Histórico Escolar de Ensino Médio ou equivalente;

d) Certificado de Conclusão de Ensino Médio ou equivalente ou, excepcionalmente, Declaração de Conclusão de Ensino Médio;

e) Comprovante de situação cadastral no CPF, que deverá ser impresso no site da Receita Federal.

f) Documentação para a comprovação de renda daqueles inscritos às vagas reservadas pela Lei n.º 12.711/2012, com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo.

Confira as vagas do SiSU para o litoral do Paraná: 

Matinhos 

8 vagas – Administração Pública

14 vagas – Agroecologia

10 vagas – Artes

30 vagas – Ciências

25 vagas – Ciências Ambientais

7 vagas – Educação Física

30 vagas – Geografia

26 vagas – Gestão de Turismo

30 vagas – Linguagem e Comunicação

35 vagas – Saúde coletiva

7 vagas – Serviço Social

Total: 222 vagas

Pontal do Paraná

27 vagas – Ciências Exatas

20 vagas – Engenharia  Ambiental e Sanitária

8 vagas – Engenharia Civil

27 vagas – Engenharia de Aquicultura

8 vagas – Oceanografia

Total: 90 vagas

Com informações da UFPR