conecte-se conosco

Educação

Portos do Paraná participa do Dia do Museu Comunitário na Escola

Ação pioneira aconteceu em Encantadas, na Ilha do Mel, e é alusiva à Semana Nacional do Museu

Publicado

em

Foto: Pierpaolo Nota/Portos do Paraná

A Portos do Paraná participou do Dia do Museu Comunitário na Escola, realizado na escola estadual Felipe Valentim, em Encantadas, na Ilha do Mel. O projeto tem a finalidade de resgatar as memórias e histórias da comunidade, através de objetos, artefatos e lembranças trazidos pelos próprios alunos. A participação da empresa pública fez parte do seu Programa de Educação Ambiental.

Entre os objetos expostos estão fotos, máquinas antigas, obras de arte, artefatos artísticos e peças de navios. “É um museu construído com a comunidade, através dos alunos, promovendo uma grande interação no ambiente escolar. São eles contando sua história através da própria memória”, enfatiza o professor e pesquisador na área de história e arqueologia primitiva do Litoral paranaense, Marcelo Abreu Guerra, idealizador e coordenador do projeto. A iniciativa foi a primeira do projeto Dia do Museu Comunitário na Escola.

Para Jaqueline Dittrich, analista portuária e bióloga da Portos do Paraná, a participação no evento vem ao encontro dos objetivos da empresa, que é orientar através de rodas de conversas e capacitar alunos que moram nas ilhas localizadas na área de abrangência dos portos de Paranaguá e Antonina.

“Durante a ação, explicamos a eles a grandeza e importância econômica dos portos paranaenses, como funcionam os projetos ambientais da Portos do Paraná, e apresentamos um vídeo sobre a história da dragagem no canal de acesso aos nossos portos, assuntos cotidianos para toda comunidade das ilhas”; afirma Jaqueline.

MOBILIZAÇÃO 

A professora de linguagens Letícia dos Santos Marques, conta que os alunos estão mobilizados há cerca de 15 dias, pesquisando e procurando histórias, objetos e artefatos que representem sua cultura. “São coisas que estão dentro de casa, muitas vezes esquecidas, e essa é uma forma de compartilhar esse conhecimento com toda comunidade”, diz Letícia.

“No período noturno, teremos contação de histórias, causos e lendas da ilha, em volta da fogueira. Através de pais e avós, eles vão aprender um pouco mais da história e cultura do lugar onde vivem”, conta a professora.

APROVAÇÃO 

A aluna Maria Eduarda da Silva Bueno, de 12 anos, que cursa o 8º período, aprovou a iniciativa. “Achei muito legal o museu, ele mostra e explica produtos e artefatos de antigamente, que trazem histórias muito importantes, que precisamos saber. Também gostei das apresentações que mostraram a história do porto, como eram antigamente os trabalhos e a parte da dragagem, da sua necessidade”.

MAIS ESCOLA 

Nesta quinta-feira, 19, a ação acontece na Nova Brasília, na Escola Estadual Lucy Requião, com apresentação do cantor Nego Blue, morador da ilha e integrante ativo da comunidade.


Fonte: Portos do Paraná/AEN

Conteúdo disponibilizado originalmente no link: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Portos-do-Parana-participa-do-Dia-do-Museu-Comunitario-na-Escola