Educação

Pelo programa “Ganhando o Mundo”, estudante de Paranaguá fará intercâmbio para a Austrália

Piettro Vinícius Borato de Oliveira é estudante do 1.º ano do Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos

1foto do piettro estudante de paranagua que fara intercambio para a australia 1

"Foi gratificante receber a notícia da aprovação. Essa conquista também nos mostra que vale a pena se dedicar aos estudos, manter boas notas e sempre ir para o colégio", afirma Piettro (Foto: Divulgação pessoal)

O dia 16 de outubro ficou marcado na história de um aluno de Paranaguá e mudará sua experiência acadêmica e de vida. Foi quando o Governo do Estado, por meio do programa “Ganhando o Mundo”, anunciou os 1,2 mil alunos, entre eles 26 do litoral, que farão intercâmbio através do programa “Ganhando o Mundo” em 2025, constando entre eles Piettro Vinícius Borato de Oliveira, de 15 anos, estudante do 1.º ano do Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos, que irá para a Austrália no próximo ano.

Para estar entre os selecionados, Piettro teve que estudar muito e ter presença contínua na sala de aula, inclusive ajudando professores no ensino. “Estou muito feliz por ter sido escolhido. Foi um processo em que eu e meus pais colocamos na mão de Deus. O processo de inscrição foi o mais fácil, o difícil foi dar tudo de si nos estudos, realizar o programa aluno monitor, que é um programa em que vamos ao colégio e auxiliamos alguns professores em suas aulas, não ter faltas, a minha média de notas do 9 ano foi de 9,9, mas todo o esforço foi recompensado”, destaca. 

“Foi gratificante receber a notícia da aprovação. Essa conquista também nos mostra que vale a pena se dedicar aos estudos, manter boas notas e sempre ir para o colégio. Esses comportamentos são o mínimo que nós estudantes temos que ter”, ressalta o estudante. 

Embarque e expectativa

Segundo Piettro, ainda não saiu a data do embarque para a Austrália, mas sua dedicação ao curso de Inglês disponibilizado pelo Governo do Estado prossegue, assim como em outro curso da língua em questão que está fazendo há quatro anos. “Apenas sei que será em 2025. Essa não é uma chance que vêm duas vezes na vida, né? A expectativa só cresce a cada dia que passa, quero conhecer os coalas e os cangurus de lá. Meus pais estão muito orgulhosos de mim. A minha família tem demonstrado grande alegria pela minha conquista, desejando que tudo ocorra bem. Isto me faz me sentir ainda mais preparado para este longo passo que está por vir na minha vida”, salienta.

2foto da familia do piettro estudante de paranagua que fara intercambio para a australia
“Sabemos que vamos sentir saudades, mas será uma experiência muito importante na vida dele, vivenciar uma nova cultura, aprimorar o inglês e criar autonomia”, afirma a mãe Rafaella Cordeiro Borato de Oliveira, destacando o orgulho dela e do pai, Alex Martins de Oliveira (Foto: Divulgação Pessoal)

“O intercâmbio é a realização de um sonho, principalmente porque, ao receber a notícia, percebi brilhos nos olhos da minha mãe ao descobrir que seu filho poderia fazer um intercâmbio totalmente financiado pelo governo”, ressalta Piettro, frisando aos estudantes que “independentemente da sua situação financeira ou qualquer obstáculo que possam encontrar, se você tiver determinação, foco e confiança em si mesmo, tudo se resolverá. Aproveitem essa chance, se inscrevam, mantenham o seu conhecimento em dia e confiem que seus sonhos podem, de fato, se realizar”, acrescenta.

Pais e orgulho da vitória do filho

Piettro é filho do pai Alex Martins de Oliveira, empresário, e da mãe Rafaella Cordeiro Borato de Oliveira, dona de casa e pedagoga. “Sou formada em Pedagogia, formação essa que contribui para que eu auxilie o Piettro nos estudos e faça com que ele saiba aproveitar as oportunidades que o conhecimento lhe proporciona”, explica Rafaella. “Quando recebemos a notícia que ele foi selecionado para o intercâmbio na Austrália, foi um sentimento de dever cumprido e de que nós como pais, estamos  educando no caminho correto, e que toda a dedicação que o Piettro sempre teve nos estudos valeu a pena, e agora colherá seus frutos”, completa.

“Sabemos que vamos sentir saudades, mas será uma experiência muito importante na vida dele, vivenciar uma nova cultura, aprimorar o inglês e criar autonomia. Será um desafio para todos nós, mas o que não te desafia não te transforma”, finaliza Rafaella de Oliveira. 

Você também poderá gostar

Pelo programa “Ganhando o Mundo”, estudante de Paranaguá fará intercâmbio para a Austrália

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Pelo programa “Ganhando o Mundo”, estudante de Paranaguá fará intercâmbio para a Austrália

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.