Na última semana, a parnanguara Rayssa Fantiny Pereira, de 19 anos, participou da etapa estadual das Competições Senac de Educação Profissional e ganhou o 3.º lugar na categoria Cabeleireiro. Ela concluiu o curso neste ano no Senac Paranaguá e contou como foi participar do evento, que revela talentos de todos os municípios do Paraná, e trazer esse prêmio para a sua cidade.
“Foi tudo muito intenso, as meninas são muito boas, acredito que todas deram o melhor de si, para mim participar da seletiva foi muito gratificante pela confiança que o Senac me deu, eles sempre estavam torcendo, com uma energia muito boa. Claro que eu estava lá para o primeiro lugar, ganhar a medalha de ouro, mas ter conseguido o terceiro lugar já foi uma vitória. Ter conseguido trazer uma medalha para o Senac de Paranaguá já foi uma conquista gigante, ganhei muitos conhecimentos na área da beleza e espero crescer nessa profissão”, revelou Rayssa.
Durante a seletiva, em Curitiba, ela teve que participar de módulos, pelos quais era avaliada. “Foi uma experiência única que, com certeza, vou lembrar para o resto da vida. Além de ganhar vários conhecimentos, tiveram quatro módulos, dois eram cortes de cabelo, eles escolhem o modelo do corte e colocam uma foto para gente reproduzir. Outro módulo foi de coloração e penteado solto, e o último módulo de penteado preso, o estilo do penteado eles escolhiam”, relatou Rayssa.
Já com o curso finalizado no Senac Paranaguá, Rayssa agora espera continuar na profissão, se capacitar ainda mais e ter seu próprio negócio. “Já terminei o curso de Cabeleireiro no Senac, eu me apaixonei por essa profissão, não fazia ideia que iria amar tanto o curso de Cabeleireiro, valeu muito a pena”, enfatizou Rayssa.
Educação profissional
Segundo o Senac Paranaguá, o sucesso de Rayssa na competição é fruto de sua dedicação e de muito treinamento. Além do curso regular de Qualificação em Cabeleireiro no Senac, a competidora treinou durante dois meses, totalizando 175 horas. Sob a orientação das instrutoras Vanessa Lima dos Santos, Josiane Sutil e Emilia Miyuki Tabushi Onose, a aluna foi preparada para enfrentar desafios técnicos e manter uma postura exemplar.
O gerente executivo do Senac Paranaguá, Gilberto Pereira Dias, destacou a importância das competições para o desenvolvimento profissional dos estudantes. “As competições Senac selecionam alunos de diversas áreas ocupacionais. A primeira etapa é local, seguida pela estadual e nacional. Os vencedores têm a oportunidade de representar o Brasil na WorldSkills, competindo com as melhores escolas profissionais do mundo” explicou Gilberto.
A coordenadora de ensino do Senac Paranaguá, Bianca Louise Malucelli Zonkowski, acompanhou a etapa estadual e enfatizou o alto nível da disputa. “Foram três dias intensos, onde as competidoras demonstraram diversas técnicas de cortes e penteados, seguindo regras rigorosas, prazos, exigências de postura e utilização de produtos adequados. O nível de exigência é altíssimo, estamos extremamente orgulhosos da nossa competidora representante, Rayssa,” afirmou Bianca.
A instrutora Emilia Onose, que dedicou a maior parte do tempo no treinamento de Rayssa, compartilhou seu orgulho pela jornada. “Conviver e treinar a Rayssa foi enriquecedor. Ela é uma jovem dedicada, competente e, mesmo com pouca idade, soube manter uma postura profissional sem perder o sorriso no rosto. Com certeza será uma cabeleireira de excelência, e Paranaguá deve se orgulhar dela” declarou Emilia.
Para o Senac Paranaguá, a conquista de Rayssa não só eleva o nome da instituição, como também inspira outros jovens a perseguirem seus sonhos com empenho e dedicação. Agora, a cidade celebra o talento e o esforço dessa promissora profissional, que promete ir ainda mais longe em sua carreira.
Sobre as Competições Senac
De acordo com o Senac, essas competições são o maior torneio de educação profissional do comércio de bens, serviços e turismo do País, reunindo alunos e egressos do Senac de todo o Brasil.
“Esses jovens, com até 21 anos de idade, são selecionados inicialmente em uma etapa escolar e outra regional, que funcionam como seletivas para a edição nacional. Os competidores participam de provas em sete ocupações profissionais: Cuidados de Saúde e Apoio Social; Serviço de Restaurante; Estética e Bem-Estar; Cozinha; Florista; Recepção de Hotel e Cabeleireiro. As provas reproduzem situações reais do dia a dia de cada profissão”, divulgou o Senac.
As Competições Senac oferecem ainda a possibilidade de identificar talentos aptos a participar do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WorldSkills Competition, que é a mais importante competição mundial de educação profissional.
Com informações do Senac
Fotos: Senac Paranaguá