Educação

Paranaguá tem retorno gradual das aulas presenciais na rede municipal

Alunos tiveram que seguir o protocolo de biossegurança

Na segunda-feira, 19, aconteceu a volta às aulas na rede municipal de ensino, em Paranaguá. Para que o retorno fosse possível, a Secretaria Municipal de Educação (Semedi) trabalhou em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa) e elaboraram um protocolo de segurança, garantindo a tranquilidade para toda a comunidade escolar. “O retorno às atividades presenciais acontece para assegurar o direito ao ensino para as crianças do município, visto que muitos alunos não tiveram acesso à tecnologia”, informou a Semedi.

A professora Nirlene Santos, diretora da Escola Municipal Randolfo Arzua, contou que há 132 alunos matriculados na instituição e, deste total, 24 pais assinaram o Termo de Compromisso para a modalidade presencial. “Estamos retornando com nossos alunos de maneira presencial, àqueles que assinaram o documento. Voltamos com todo o cuidado e segurança, na entrada da escola nós medimos a temperatura dos alunos, mais a diante tem uma servidora que passa álcool em gel no estudante e depois os professores já fazem o acolhimento de todos”, comentou.

Os pais e/ou responsáveis que pretendem levar os filhos para a escola, mas não assinaram o Termo de Compromisso, pode fazê-lo e aguardar a orientação de cada escola, sendo que os professores e toda a equipe precisam reorganizar o planejamento para o próximo mês. “O retorno iniciou nesta segunda, 19 de julho, de maneira gradativa, seguindo o cronograma estabelecido por cada instituição. Os pais podem assinar o Termo, porém terão que aguardar a autorização da escola após reorganizar o planejamento”, orientou a Semedi.

A professora Silvia Mendes do Carmo, diretora da Escola Municipal Nascimento Júnior, avaliou que o primeiro dia de aulas presenciais foi de forma tranquila. A escola atende 310 alunos matriculados e 130 deles os pais optaram pelo presencial. “Foi bem tranquilo, nesta segunda-feira nós recebemos os alunos dos quartos e quintos anos, uma média de 50 crianças. Durante o fim de semana, os pais receberam toda a orientação sobre os cuidados que deveriam ter na entrada. Eles respeitaram isso e nos ajudou bastante”, disse.

Foto: Facebook / Nascimento Jr

Todas as salas de aula foram preparadas para receber os alunos com espaçamento entre as carteiras e o professor, com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, utilização do álcool em gel e todas as orientações dos órgãos de saúde.

Como as atividades retomaram de forma híbrida, onde parte dos alunos estão em sala de aula e outra parte permanecerão em casa para o sistema remoto, cada um receberá as atividades de forma diferente. “O regime será assíncrono, os estudantes que optaram em manter-se no regime remoto receberão as atividades lançadas no grupo do WhatsApp da turma”, explicou.

Cada escola fez o seu planejamento de retorno e aos poucos os alunos irão voltando para a instituição, seguindo todos os protocolos. “Nossas escolas precisam ser ambientes seguros para nossos estudantes e profissionais, fazer-se cumprir os protocolos de segurança estabelecidos é de fundamental importância para que juntos possamos enfrentar os desafios que a retomada das aulas presenciais se apresenta. E gradativamente superar a lacuna que a pandemia estabeleceu na vida acadêmica de nossos estudantes”, finalizou a secretaria.

Foto: Facebook / Semedi

Você também poderá gostar

Paranaguá tem retorno gradual das aulas presenciais na rede municipal

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.