Educação

Paranaguá tem cozinheira finalista no concurso Melhor Merenda Escolar do Paraná

A merendeira Vângela criou a “feijoada poveira”

melhor merenda escolar do paraná

“Somos tratados com muito carinho e a gente aprende a repassar esse carinho para a comida”, disse a merendeira Vângela de Jesus Pereira dos Santos

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), realiza um concurso para eleger a Melhor Merenda Escolar do Paraná. Foram mais de 500 inscrições vindas de escolas de todo o Estado e as finalistas foram divulgadas na última segunda-feira, 11. Entre os 32 pratos selecionados pelo concurso, há um de Paranaguá.

A finalista é a “feijoada poveira”, receita da merendeira Vângela de Jesus Pereira dos Santos, servida para os alunos do Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) de Paranaguá (localizado ao lado do Colégio José Bonifácio).

A merendeira Vângela contou sobre como é trabalhar na escola, onde atua há um ano. “É muito bom trabalhar na escola, quando entrei senti que era um colégio de inclusão e senti que tinha minha parte nesse trabalho. Como sempre gostei de cozinhar, sou criativa, gosto de inventar e de lidar com pessoas, eu apliquei as duas coisas, criatividade e carinho”, contou.

“Feijoada poveira”

A cozinha da escola precisa seguir um cardápio elaborado por nutricionista e, dentro do que é indicado, as merendeiras e merendeiros podem usar a criatividade para criar novas receitas. Vângela relatou como surgiu a “feijoada poveira”, receita finalista no concurso Melhor Merenda do Paraná, que acompanha arroz branco, salada e farofa.

Melhor Merenda Escolar do Paraná
Receita finalista no litoral do Paraná é a “feijoada poveira”

“Ela é chamada poveira pelos poucos ingredientes como da feijoada tradicional. Os ingredientes são muito bons, recebemos legumes e verduras fresquinhas toda semana. O cardápio do dia era arroz, feijão, farofa e carne suína, por isso com a linguiça mista resolvi fazer a feijoada. Os alunos gostam muito quando eu faço esse prato”, declarou Vângela.

Ela disse que resolveu participar logo que soube do concurso pela direção da escola. “A direção nos informou que teria o concurso e eu logo falei que iria entrar. Quero trazer esse prêmio para o Ceebja, que é um lugar tão acolhedor não só para os alunos, mas também para nós como funcionários, somos tratados com muito carinho, e a gente aprende a repassar esse carinho para a comida. Estou muito animada e com esperança de ganhar”, afirmou a merendeira.

A “feijoada poveira” é uma das receitas mais elogiadas pelos estudantes.

“Eles sempre elogiam muito esse prato e isso me motiva a fazer cada vez melhor. Coloco sempre gratidão no prato, é como eu gosto de cozinhar na minha casa, eu penso em como eu gostaria que meus filhos fossem tratados”, concluiu Vângela.

Dedicação 

A diretora do Ceebja Paranaguá, Christiany Comunello Fontinele, contou que a escola serve três refeições por turno e enfatizou a dedicação das merendeiras da escola.

Melhor Merenda Escolar do Paraná
A merendeira Vângela e a diretora do Ceebja falaram sobre a expectativa para o concurso

“Nossa merendeiras todas têm o dom para a cozinha. Tivemos a visita da nossa nutricionista que aprovou a nossa comida. A Vângela, em especial, quis se inscrever no concurso e foi classificada. Ela contou com a ajuda do seu filho para fazer um vídeo preparando a receita e foi selecionada”, afirmou Christiany.

Ela destacou a importância de todos que atuam na escola em prol da educação.

“Ficamos muito felizes pelo resultado até agora. A comida delas é feita com muito amor e dedicação para que todos se sintam bem. A escola precisa de todo mundo, professores, secretaria, agentes educacionais, todo mundo é importante”, enfatizou Christiany.

Sobre o concurso Melhor Merenda Escolar do Paraná

A iniciativa tem como objetivo valorizar o trabalho das merendeiras e merendeiros da rede estadual, promovendo a criatividade, sustentabilidade e uso de ingredientes locais nas receitas escolares.

A etapa final do concurso Melhor Merenda Escolar do Paraná acontece na próxima semana com avaliação da chef Manu Buffara, reconhecida mundialmente como uma das melhores chefs do ano de 2024, com o selo “Três Facas” do prêmio The Best Chef Awards. As vencedoras terão suas receitas incluídas nos cardápios da rede estadual e no livro especial assinado pela chef.

As 32 finalistas representam a diversidade regional e cultural do Estado, trazendo receitas inovadoras que resgatam a tradição culinária paranaense, sempre com foco na sustentabilidade e na valorização dos ingredientes locais.

As receitas finalistas reúnem pratos salgados (feijão tropeiro, feijoada poveira, maionese de batata doce, tilápia crocante, Escondidinho Paraná e strogonoff de peixe) a pratos doces (torta de maçã, strudel de maçã, bolo de banana, bolo doce de feijão preto).

Confira o vídeo de Vângela enviado para o concurso Melhor Merenda do Paraná:

Com informações da AEN

Paranaguá tem cozinheira finalista no concurso Melhor Merenda Escolar do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Paranaguá tem cozinheira finalista no concurso Melhor Merenda Escolar do Paraná

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.