Educação

Paranaguá retomará aulas presenciais no modelo híbrido no dia 19

"Estaremos seguindo todos os protocolos de segurança orientados pelas autoridades de saúde", informa a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier

8ktzuzs 1625776469

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), anunciou que no próximo dia 19 de julho, as aulas na rede municipal de ensino serão retomadas de maneira presencial, com adoção do modelo híbrido, onde parte dos alunos comparecerá em sala de aula e outra parte estará estudando de casa por ensino remoto. Segundo a pasta, critérios epidemiológicos consideram a imunização avançada dos profissionais da educação informada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para retomada, que será feita de maneira gradativa, com adoção de diversos protocolos sanitários de prevenção ao Coronavírus e concessão gratuita de máscaras, face shields, termômetros para aferir temperatura, entre outros itens. 

“As atividades retornam no dia 19 de julho no regime híbrido assíncrono para as turmas de Ensino Fundamental – Séries iniciais. Todo o processo de retorno presencial será de maneira gradativa”, afirma o município por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). 

Segundo o município, foram levados em conta critérios epidemiológicos referentes à vacinação dos profissionais da educação para a retomada. Segundo o Vacinômetro da Prefeitura, até a tarde de quinta-feira, 8,  3.683 trabalhadores do setor haviam recebido a primeira dose do imunizante contra o Coronavírus. No fim de maio, o município já havia garantido doses para imunização de 100% dos profissionais de educação da rede municipal.

“Referente ao retorno presencial após a 1.ª dose da imunização contra a COVID- 19, a saúde nos esclareceu que o índice de imunização após 22 dias da aplicação após a primeira dose é de 69,2% com índice de confiabilidade de 95%. Sendo a margem mínima de imunização considerada satisfatória para proporcionar segurança aos profissionais se considera pelo menos 50% de eficácia, segundo o guia sobre requisitos mínimos para submissão de solicitação de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental de vacinas da COVID-19, no seu item 5 subitem IX”, informa a Secom.

Protocolos para retorno

jnbroltz 1625776771
Critérios epidemiológicos consideram imunização avançada dos profissionais da educação para retomada com alunos em sala de aula (Foto: Ilustrativa / Freepik)

Para que a retomada fosse propiciada, o município elaborou um Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais feito em parceria entre as pastas municipais de Educação e Saúde. “Dessa maneira, seguiremos todas as normativas universais como o distanciamento, uso obrigatório de máscara, higienização dos ambientes e das mãos com álcool em gel. Foi realizado investimento em máscara de pano, face shield, termômetro digital, tapetes sanitizantes, totens para entrada das instituições são alguns dos objetos que garantem a segurança sanitária e estarão nas instituições”, detalha.

Pais poderão optar por ensino híbrido ou remoto

De acordo com a Semedi, pais e/ou responsáveis deverão assinar um termo para o retorno presencial ou para manter no sistema remoto. “Os termos também estão disponíveis no site da prefeitura para o pai ou responsável que prefere levar o documento impresso para instituição. O sistema remoto permanecerá para os pais que assim optarem”, explica. 

“Estaremos seguindo todos os protocolos de segurança orientados pelas autoridades de saúde. Todo o procedimento de retorno presencial será acompanhado pela SEMSAP.  Com o avanço da vacinação para população e com todos os profissionais de educação vacinados iremos iniciar esse processo”, finaliza a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Tenile Cibele do Rocio Xavier. 

Você também poderá gostar

Paranaguá retomará aulas presenciais no modelo híbrido no dia 19

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.