Cinquenta mil alunos de escolas públicas do Paraná estão classificados para a segunda fase da Olimpíada de Matemática (Obmep), edição 2017. As provas serão realizadas no sábado, 16, às 14h30, em escolas de todo Paraná. A Olimpíada é voltada a estudantes do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais, federais e, neste ano, escolas privadas de todo Brasil. O objetivo é promover o estudo da Matemática e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
O professor de Matemática e técnico do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria de Estado da Educação, Abimael Fernando Moreira, destaca que a Olimpíada pode ajudar os estudantes a olhar a disciplina de Matemática como algo interessante e relacionado com a vida prática. “A matemática ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, podendo contribuir para que os estudantes resolvam problemas do dia a dia. Não deve ser vista como algo difícil ou maçante”, comenta o professor.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), sendo que um dos objetivos é incentivar o estudo na área de Matemática. Mais informações sobre a segunda fase da Obmep estão disponíveis nos sites: www.obmep.org.br/ e www.obmep.org.br/mapa_2afase_2017_content.htm.
MEDALHAS
No ano passado, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 429 medalhas. Foram 45 de ouro, 117 de prata e 267 de bronze. Além dos medalhistas, 3.066 estudantes receberam menções honrosas pela participação.
Foto: Hedeson Alves/SEED