Há alguns anos, o Governo do Estado do Paraná vem investindo em sua estrutura, assim como na formação de seus docentes e o resultado desses esforços, realizados pela Secretaria Estadual de Educação (SEED), em conjunto com as escolas e equipes pedagógicas, começou a dar seus primeiros frutos.
Os esforços para que ocorressem as melhorias ocorreram em diversos setores da educação, como capacitação dos profissionais, programas educacionais, investimentos em infraestrutura escolar, ampliação de vagas e principalmente, conectividade nas instituições de ensino.
Dessa forma, o estado garantiu o melhor índice de desempenho do país no índice de Desenvolvimento da educação Básica (IDEB) em todo o Brasil, tornando-se referência em educação.
- Coqueluche no Paraná: casos da doença aumentam 17,6% em uma semana
- 9.º Batalhão de Polícia Militar recebe drone da iniciativa privada
Recursos orçamentários
Os recursos destinados à educação no Paraná superaram o índice nacional de acordo com a constituição, valor este fixado em 25 %. Em nosso estado, o valor utilizado para que essas melhorias ocorressem foi de 30%, o que significa o valor de mais de R$ 10 bilhões para tornar o Paraná referência em educação.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), os investimentos realizados auxiliaram na construção de novas escolas, aplicações em tecnologia, bem como aquisição de equipamentos.
“Alcançar esses resultados é fruto de muito trabalho e do empenho de uma equipe dedicada, tanto da Seed quanto de profissionais que atuam diretamente nas escolas, como professores, diretores e demais servidores responsáveis pelo sucesso na educação do Estado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Referência em educação do país
Para garantir esse resultado, para aproximadamente 1 milhão de estudantes, e garantir a modernização em todos os âmbitos do ensino, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR) repassou em 2024 R$310 milhões para a construção de novas unidades escolares.
Outras instituições de ensino receberam outros projetos como o Escola Mais Bonita, que visa a revitalização de pátios, quadras esportivas, bibliotecas, serviços de jardinagens, segurança, acessibilidade, melhorias em infraestruturas de salas, na alimentação, tecnologia, formação docente nas áreas tecnológicas, entre outras.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Pontos chaves como estes citados e muitos outros, tornaram a educação paranaense referência em todo o país.
Com informações da AEN