Um grupo de 8 pais de alunos da Escola Municipal Nascimento Junior recebeu orientações do Conselho Tutelar. A reunião aconteceu no auditório da escola com a presença da direção e orientação do estabelecimento escolar.
De acordo com a diretora, professora Silvia Mendes do Carmo, a quantidade de pais era para ser bem maior. “Nós convocamos 32 pais de alunos que possuem problemas com falta e ausência dos seus responsáveis na escola. Já enviamos vários pedidos para que viessem nos procurar, além de realizar ligações telefônicas. Somente com o pedido feito em nome do Conselho Tutelar que conseguimos trazer um pouco desses pais. Ainda faltam 24, é um número alto”, lamenta a diretora.
Diretora Silvia e orientadora Flavia Lima explicam que 32 pais foram convocados, mas a maioria não compareceu
A reunião faz parte do projeto OPPA, Orientação para Pais, Professores e Alunos, o qual tem como objetivo manter um diálogo constante com a comunidade escolar a fim de obter bons rendimentos escolares. A orientadora da escola, professora Flavia Pereira Lima, destacou que a ausência dos pais na vida escolar dos filhos acarreta não apenas no baixo rendimento como também em problemas que podem interferir ao longo da vida.
O presidente do Conselho Tutelar, Getulio Rauen, enfatizou várias questões. Além de destacar a importância do papel dos pais na vida dos filhos e do acompanhamento escolar, ele também ressaltou os direitos e deveres do conselho apresentando as maneiras de como acabar com a violência infantil. Isso porque muitas crianças sofrem maus-tratos, resultando no desinteresse pela escola, o qual é causado pela depressão infantil.
“Valorizem a escola que vocês têm o espaço que ela oferece e os profissionais que nela trabalham em prol da educação e do futuro dos filhos de vocês. A infância é a fase mais importante da vida de uma pessoa, é a construção da base para o futuro e vocês, pais, são os principais alicerces desta construção”, enfatizou Rauen, durante a reunião. Os pais saíram da reunião motivados a iniciar uma nova etapa na educação dos filhos colocando em prática as orientações recebidas.