Em março, a Prefeitura de Paranaguá anunciou o início das obras da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva, localizada no bairro Rocio. O prazo previsto para conclusão dos serviços pela empresa Cubica Construções Ltda., ganhadora da licitação, é janeiro de 2020.
Prefeito Marcelo Roque e secretária de Educação, Vandecy Dutra, vistoriam as obras no Rocio
A escola foi inaugurada em outubro de 1973 e, desde então, já formou vários alunos e se tornou referência do ensino em Paranaguá. As atividades no espaço foram interrompidas em 2017, quando foram constatas infiltrações e alagamentos no local.
Em 2017, a estrutura da Escola Costa e Silva apresentou infiltrações e sofreu alagamentos, situação que poderia colocar em risco o bem-estar dos alunos, culminando no fechamento da unidade. De 2017 até o início das obras, a escola sofreu atos de vandalismo. Fiação, portas e janelas foram furtadas e a estrutura depredada.
Observando a situação, a Secretaria de Educação e Ensino Integral (Semedi), em 2017, contratou projetos de avaliação para verificar a situação estrutural do prédio e, em 2018, licitou a empresa para executar o projeto.
A secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra, afirmou que a empresa foi contratada para fazer a recuperação estrutural e a reforma da escola. “Neste momento, estão na fase de recuperação estrutural. O maior problema está nas lajes, pois foram sobrecarregadas sem estarem dimensionadas corretamente, causando assim deflexões”, explicou Vandecy.
Em março, a Prefeitura de Paranaguá anunciou o início das obras da Escola
Na ocasião da assinatura das obras, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, deixou claro a importância das obras no local. “Estamos solucionando uma das prioridades da nossa administração, que é devolver o prédio da Escola Costa e Silva à comunidade. Nós temos o costume de conferir as obras todos os dias, acompanhando de perto o andamento dos trabalhos”, destacou o prefeito.
CAPACIDADE
Os 126 alunos da Educação Infantil, 102 estudantes do Ensino Fundamental e 20 funcionários estão alocados na Escola Municipal Randolfo Arzua, na Vila Portuária. Segundo a secretária de Educação, após a reforma, a escola irá comportar 280 pessoas entre alunos e professores, fortalecendo a rede municipal de ensino de Paranaguá.
“Enquanto houver crianças iremos atender, a Escola Costa e Silva é referência para o bairro Rocio, o espaço ganhará força também como polo da Educação de Jovens e Adultos, como também polo para cursos de Ensino Superior, o que facilitará a vinda dos trabalhadores portuários. Assim conseguimos avançar como um todo na Educação no município”, ressaltou Vandecy.
Fotos: Prefeitura de Paranaguá / Semedi