conecte-se conosco

Educação

Núcleo Regional de Educação (NRE) apresenta novidades para o ano letivo de 2024

Aulas nas escolas estaduais retornam no dia 5 de fevereiro

Publicado

em

A Rede Estadual de Ensino do Paraná iniciou os preparativos para o ano letivo de 2024 no dia 25 de janeiro. De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, este ano traz uma série de avanços e novidades para as escolas e alunos. Os estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino retornam às escolas na próxima segunda-feira, dia 5.

Mais profissionais 

Entre as novidades está a contratação de 32 professores e pedagogos selecionados no concurso realizado no segundo semestre do ano passado pelo Núcleo Regional de Paranaguá. A posse foi realizada nos dias 15 e 16 de janeiro. “Eles agora compõem nosso corpo docente, prontos para contribuir com as escolas do litoral. A semana passada foi marcada pelo início da distribuição de aulas nos sete municípios do litoral para professores e pedagogos, seguindo o cronograma de recursos humanos até o dia 31 de janeiro”, afirmou a chefe do NRE de Paranaguá, Izabel Cristina Vieira.

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, o Núcleo recebeu uma psicóloga e duas assistentes sociais para colaborar com os diretores da Rede Estadual no suporte à saúde emocional da comunidade escolar.

A chefe do NRE de Paranaguá, Izabel Cristina Vieira, pontuou as novidades deste ano letivo para o litoral

Laboratórios de informática

As escolas no litoral também estão com laboratórios de informática para receber os alunos. “Em 2024, todas as escolas contarão com computadores e tablets, resultado de um investimento expressivo de R$79,7 milhões no ano anterior. Este investimento visa aprimorar a experiência educacional e fortalecer o protagonismo dos jovens dentro das salas de aula”, destacou Izabel.

Intercâmbio

Como parte do Programa Ganhando o Mundo, iniciativa do Governo do Estado que ocorre desde 2022, o litoral do Paraná terá 16 estudantes intercambistas embarcando para os países selecionados. “Os objetivos do programa incluem a ampliação do repertório cultural e acadêmico, vivência em outras realidades, consolidação de uma rede de jovens líderes para atuar nas escolas estaduais do Paraná e o aprimoramento da autonomia, bem como do idioma da língua inglesa”, declarou Izabel.

No litoral, 16 estudantes farão intercâmbio através do programa Ganhando o Mundo
Foto: Lucas Fermin/AEN

Durante o intercâmbio, os estudantes recebem alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e de saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem um auxílio de R$800,00 mensais no período do intercâmbio.

Educação profissional 

A Rede Estadual ampliou a oferta de cursos de educação profissional nas escolas do litoral para 2024. “É com entusiasmo que anunciamos uma novidade excepcional para este ano: a oferta de três turmas de educação profissional, nos cursos de Eletrotécnica e Manutenção de Máquinas Industriais, fruto de uma parceria valiosa com o Senai”, anunciou Izabel.

Volta às aulas

“O ano letivo de 2024 para a rede estadual de ensino está programado para 5 de fevereiro, proporcionando um período de aprendizagem e crescimento para toda a comunidade escolar”, concluiu a chefe do NRE, Izabel.

Em alta

plugins premium WordPress