Na tarde de sexta-feira, 20, o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá – NRE de Paranaguá, emitiu uma nota esclarecendo à comunidade que os alunos do Colégio Estadual São Francisco, localizado no bairro Emboguaçu, estão sendo realocados para o Colégio Maria de Lourdes Morozowski.
O NRE de Paranaguá informa também que se trata exclusivamente do cumprimento de uma decisão judicial, a qual determina a realocação dos estudantes para outras instituições de ensino, no ano letivo de 2023.
A nota explica que o Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski, escola mais próxima, possui capacidade para receber toda demanda de estudantes.
“Para atender o aumento do número de alunos, os funcionários lotados na instituição também serão direcionados para a mesma Escola que os estudantes”, destaca o NRE de Paranaguá informando que “o corpo docente será lotado seguindo o rito do processo de distribuição de aulas, que ocorre a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro”, finaliza a nota.
Entenda o Caso
A notificação enviada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), se trata de uma ação civil pública, a qual alega que o Colégio São Francisco possui problemas estruturais e que, portanto, não pode permanecer aberto.
No documento, o MPPR ainda reforça que em caso de descumprimento a multa diária pode chegar a R$ 1 mil. Em outro trecho do documento aponta que “apresente em 72 horas a contar da intimação da presente decisão, plano de remanejamento dos estudantes do Colégio Estadual São Francisco para colégios próximos, apresentando a identificação de todos os estudantes remanejados e suas respectivas séries, com a indicação das respectivas unidades de destino”.
Na manhã da sexta-feira, 20, pais e responsáveis pelos alunos se manifestaram na frente da escola com cartazes pedindo a anulação da decisão. O colégio abrange as comunidades dos bairros Emboguaçu, Vila do Povo, Primavera e Santa Cecília, dentre outros.
SEED-PR
A Secretaria de Estado da Educação também emitiu uma nota a respeito do caso. Confira:
“A liminar que determina o fechamento do Colégio Estadual São Francisco, em Paranaguá, está sendo cumprida levando em consideração o calendário escolar, de modo a não afetar a rotina regular dos alunos e professores. Em cumprimento à determinação legal, um plano de remanejo dos estudantes já foi apresentado à autoridade judicial responsável pelo processamento da ação, garantindo que todos os alunos sejam realocados para outras escolas da rede estadual, próximas à localidade do Colégio Estadual São Francisco.
A determinação foi assim definida levando em consideração a segurança dos próprios alunos e corpo docente devido às condições do edifício onde funciona o Colégio. A Seed-PR esclarece que todos os alunos e professores serão remanejados, sem prejuízo ao calendário escolar ou risco de superlotação nas escolas para as quais serão encaminhados.
O Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, em alinhamento com a diretoria da escola, informa que, nos próximos dias, a direção do Colégio Estadual São Francisco entrará em contato com pais e responsáveis para informar a respeito do remanejo dos estudantes, em tempo hábil, antes do início das aulas”, destaca a Pasta.
Distância entre os locais
Confira a nota do NRE de Paranaguá na íntegra: