O Concurso Redação PR Nota 10 Agrinho é realizado desde 2021 pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Desde o ano de 2022, o Governo do Estado fortaleceu a parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) para a realização do evento.
Neste ano, acontece a 4.ª edição do Concurso Agrinho com o tema “Do campo à cidade: colhendo oportunidades”. Segundo informações do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, o concurso vai premiar os alunos conforme a série/ano dentro da área de cada Núcleo, envolvendo os gêneros textuais: Conto (6.º e 7.º anos), Artigo de Opinião (8.º e 9.º anos) e Dissertativo/Argumentativo (1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª séries/EM).
Na área do NRE de Paranaguá serão 21 celulares para os alunos e igual número para os professores, totalizando cerca de 1,3 mil celulares em todo o Paraná.
Para participar do concurso Agrinho, o professor propõe a redação que depois será corrigida e todos os alunos nota 10 receberão uma menção honrosa. Na sequência, as redações passarão pela Banca Escolar que escolherá a melhor de cada série/ano/escola. Em seguida, pela Banca do NRE Paranaguá que escolherá as seis melhores, também de cada ano/série/NRE.
Após essa seleção, as escolhidas irão para a banca do Senar que escolherá as três melhores por ano/série/NRE. O prazo final para a proposição das redações é dia 5 de julho. De acordo com o NRE de Paranaguá, o aluno da Rede Estadual que está no Ensino Fundamental deverá procurar seu professor de Redação e Leitura e os alunos que estão no Ensino Médio, deverão procurar seu professor de Língua Portuguesa.
Premiação do Concurso Agrinho 2024
Os primeiros e segundos lugares serão premiados em um evento que ocorrerá em Curitiba no mês de novembro.
“O trabalho com o Recurso Digital Educacional vem crescendo ao longo dos meses, no Paraná já contam mais de 2 milhões de textos concluídos no Recurso Digital; aqui no litoral, desde o início do ano, já somam quase 70 mil redações propostas e, apesar dos desafios, o objetivo é sempre aprimorar a escrita, o raciocínio lógico, a argumentação e a organização de ideias dos nossos estudantes da Rede Pública do Paraná e o concurso vem corroborar neste processo”, afirmou a técnica do Recurso Digital Educacional Redação PR, Vilsana Arsego.
A técnica Tania Brustolin ressalta que a participação das escolas no ano de 2023 foi de 100% e destacou o evento de premiação. “Perceber nos olhos dos alunos e professores a emoção de estar ali participando das apresentações e de todo evento é maravilhoso. Faz parte do trabalho do professor incentivar e mediar a escrita no processo do desenvolvimento do aluno”, disse Tania.
Com informações do NRE de Paranaguá