conecte-se conosco

Educação

NRE de Paranaguá convida alunos a participarem do Concurso Redação Nota 10 Agrinho 2023

Prazo final para a proposição das redações é dia 16 de junho

Publicado

em

Foto: Arquivo/NRE de Paranaguá

Estão abertas as inscrições para o Concurso Redação Paraná Agrinho 2023. O tema deste ano é “Ações que transformam o mundo” e serão premiados os alunos conforme a série/ano dentro da área de cada Núcleo Regional de Educação (NRE). O tradicional concurso desenvolvido pelo Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), com parceria do Estado, acontece ao longo do ano, com a participação de cerca de 800 mil alunos das redes de ensino pública e privada.

O NRE de Paranaguá lembra que, em 2022, aconteceu o Concurso Redação Nota 10, por meio da plataforma de redação disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). No Paraná, foram 300 mil produções realizadas pelos alunos da Rede Estadual de Ensino e o litoral participou com mais de sete mil redações. Destas, 21 alunos foram contemplados (1.º, 2.º e 3.º lugares), bem como 21 professores com Smartphones, em evento realizado em novembro do ano passado.

Categorias

Neste ano, o concurso envolve os gêneros textuais Conto (6.º e 7.º anos), Artigo de Opinião (8.º e 9.º anos) e Dissertativo/Argumentativo (1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª séries/EM). Na área do NRE de Paranaguá serão 14 celulares para os alunos e igual número para os professores, totalizando cerca de quase mil celulares em todo o Paraná. 

Como participar

Para participar do concurso Redação Nota 10 Agrinho, o professor propõe a redação que depois será corrigida e todos os alunos nota 10 receberão uma menção honrosa, cada um em sua escola. Na sequência, as redações passarão pela Banca Escolar que escolherá a melhor de cada série/ano/escola.

Equipe do NRE de Paranaguá durante o evento de premiação do 1.º lugar em novembro de 2022
Foto: Arquivo/NRE de Paranaguá

Em seguida, as redações passam pelo NRE Paranaguá, que escolherá as quatro melhores, também de cada ano/série. Estas irão para a banca do Senar que selecionará as duas melhores. O prazo final para a proposição das redações é dia 16 de junho. O aluno do Ensino Fundamental da Rede Estadual deverá procurar seu professor de Redação e Leitura e, no Ensino Médio, o professor de Língua Portuguesa. 

Os primeiros e segundos lugares serão premiados em um evento que ocorrerá em Curitiba no mês de novembro. “O trabalho com a plataforma vem crescendo ao longo dos meses, no Paraná já contam com mais de 1 milhão de textos propostos na plataforma; aqui no Litoral, desde o início do ano, já somam quase 110 mil redações propostas e, apesar dos desafios, o objetivo é sempre aprimorar a escrita, o raciocínio lógico, a argumentação, a organização de ideias dos nossos estudantes da Rede Pública do Paraná e o concurso vem corroborar neste processo”, afirmou a técnica da Plataforma Redação PR do NRE de Paranaguá, Vilsana Arsego.  

A chefe do NRE de Paranaguá, Izabel Vieira, falou sobre a importância do tema neste ano. “O Concurso Agrinho traz um tema muito bacana de se trabalhar e levar nossos alunos a refletir: “Ações que transformam o mundo”. Cada aluno faz parte destas ações. É na educação que transformamos pessoas todos os dias, por isso chamamos todos os nossos alunos a participarem”, acrescentou Izabel.

Com informações do NRE de Paranaguá

Publicidade






Em alta