Na tarde da quarta-feira, 9, a nova direção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, que toma posse no dia 22, visitou a sede da Folha do Litoral News. O novo diretor, Moacir Dalla Palma, o vice-diretor, Luís Fernando Roveda, e o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Sebastião Cavalcanti Neto, destacaram que o foco da nova gestão será a união e a integração da universidade pública com a sociedade. Atualmente, o campus conta com 1,7 mil alunos em cerca de 10 cursos de graduação, formando anualmente de 300 a 400 profissionais no litoral do Paraná.
"O nosso foco principal é melhorar nossa relação com a sociedade e recuperar o papel político de diretor de campus, para que possamos ter um melhor diálogo com a sociedade civil e organizada", afirma o diretor da Unespar Paranaguá, Moacir Dalla Palma, ressaltando que avanços só são obtidos em universidades com o apoio da comunidade. "Buscaremos atuar na sociedade, com projetos que a atendam, principalmente com foco nas comunidades carentes do litoral. Somos a única universidade estadual do litoral do Paraná e atendemos alunos de toda a região", explica.
De acordo com o diretor eleito, a Unespar apresenta uma enorme importância em Paranaguá e no litoral. "A universidade pública, gratuita e de qualidade é o que nós queremos da Unespar e é o que nós fazemos atualmente. O nosso curso de Administração está entre os 12 melhores do Paraná, o de Letras está entre os nove melhores do Estado, então temos cursos de qualidade, com mais de 85% de professores mestres e doutores. A busca da qualidade de ensino é importante para nós", explica.
O vice-diretor, Luís Fernando Roveda, afirma que os 1,7 mil alunos da Unespar buscam formação técnica e de qualidade para ingressar no mercado de trabalho no litoral e no Paraná. "Formamos de 300 a 400 profissionais por ano. A importância do campus para o litoral é muito grande. Temos mais de 40 a 50 projetos de pesquisa novos todos os anos, os quais trazem conhecimento e novas abordagens de pesquisa, bem como com projetos de extensão", afirma.
"Percebemos que não há uma região desenvolvida sem que ela passe pela universidade. A Unespar Paranaguá estava muito distante da comunidade, ela se fechou, e temos muitos projetos de pesquisa, extensão, de qualidade de ensino, que não chegavam ao conhecimento da comunidade. A proposta agora é ir até a comunidade, participar na vida dos municípios e ver como podemos ajudar a sociedade litorânea e como ela pode contribuir com a universidade", finaliza o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Sebastião Cavalcanti Neto.