Acontece no dia 20, às 19h30, no teatro do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), a palestra sobre ‘autismo’. O tema será ministrado pela família ‘Brito Sales’, através dos pais Anita e Alexander e do filho Nicolas, o qual é autista, sendo o protagonista da palestra.
O jovem melhorou a fala e a socialização depois que começou a ministrar palestras
A palestra está sendo organizada por Flavia Uetaki, a qual conheceu a família Brito Sales, que é de São Paulo, e ficou encantada ao ponto de trazê-los até Paranaguá. Nicolas é um jovem visto como exemplo de superação e, neste sentido, tem percorrido várias cidades levando a conscientização em torno do autismo.
“No começo do ano, tive a oportunidade de assistir a uma palestra e me encantei ainda mais. Desde então começamos a negociar a vinda deles para cá, finalmente deu tudo certo e eles estarão em Paranaguá no dia 20 de agosto no Teatro Isulpar, às 19h30, ministrando uma palestra sobre autismo, família, ciência e inclusão escolar. A palestra é aberta a todo público e é gratuita. Convido todos os familiares de pessoas e crianças com autismo, professores, terapeutas, ou pessoas que tenham interesse sobre o assunto. Eles são pessoas com um conteúdo enriquecedor, vale a pena conhecê-los”, explica Flávia.
Fabio Porchat adquiriu o livro no qual Nicolas é coautor
De acordo com Anita Brito, mãe de Nicolas, ele está melhorando em vários aspectos. “Desde que começamos a dar palestras, o Nicolas começou a desenvolver muito mais. Ele melhorou a fala e a capacidade de raciocinar muito mais rápido. Melhorou a sociabilização e aprendeu que rotinas podem ser quebradas. Além de conseguir ordenar seus pensamentos e conseguir responder a, praticamente, todas as perguntas feitas a ele nas palestras. Sobre a sociabilização, ele aprendeu a fazer amigos nos lugares que visitamos e aprendeu a atender bem as pessoas”, destaca a mãe.
Nicolas deu início em janeiro de 2016 como freelancer em seus trabalhos como fotógrafo, profissão que pretende seguir. Em 2014, ele foi coautor do livro TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível.
SUPERAÇÃO
Nicolas Brito Sales foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista aos cinco anos de idade. Esse distúrbio do desenvolvimento mental afeta principalmente a capacidade de comunicação e de interação social dos indivíduos.
Apesar dos médicos acreditarem que Nicolas jamais conseguiria desenvolver a fala ou frequentar uma escola regular, ele superou todas as expectativas, graças principalmente aos estudos e pesquisas sobre autismo feitos pelos pais dele, Anita Brito e Alexsander Sales. Após concluir o Ensino Médio em 2016, o jovem de 18 anos vem atuando como fotógrafo, escritor e palestrante, levando a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista para todo o País.