Educação

Moradores do litoral concluem curso gratuito da Portos do Paraná de capacitação em redes sociais

Aulas auxiliam comunidades a divulgarem o turismo comunitário na internet

img 2832 1

Ao todo, 23 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos, participaram das aulas realizadas no final de fevereiro, no Colégio Estadual do Campo Ilha do Teixeira/Eufrasina (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Moradores das Ilhas de Eufrasina e Teixeira concluíram o curso gratuito de capacitação para uso de redes sociais, oferecido pela Portos do Paraná. Ao todo, 23 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos, participaram das aulas realizadas no final de fevereiro, no Colégio Estadual do Campo Ilha do Teixeira/Eufrasina.

“Essas comunidades são parceiras do Programa de Educação Ambiental, e estamos capacitando os moradores para utilizarem os canais de redes sociais, considerando a importância do desenvolvimento do turismo no litoral paranaense”, afirmou o coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco.

img 2790 1
Os participantes também aprenderam a usar diversas ferramentas gratuitas de edição de imagens, entre outras funcionalidades que funcionam em qualquer celular (Foto: Caludio Neves/Portos do Paraná)

Os participantes também aprenderam a usar diversas ferramentas gratuitas de edição de imagens, entre outras funcionalidades que funcionam em qualquer celular. O oceanógrafo e professor do curso, Felipe Martins, explica que a demanda pelo curso partiu da própria comunidade. 

“Eles já possuem um perfil no Instagram, o @ilhaeufrasina, onde divulgam o turismo sustentável. Entre as atrações, está o banho de argila no Rio do Campo. Nosso objetivo é transformar essa rede social em um canal de vendas para atrair o público”, destacou Martins.

Na última aula, os alunos produziram artes para posts e alguns vídeos. A representante da Associação de Moradores da Ilha de Eufrasina, Rosene Aparecida Passos, editou fotos que mostram pratos típicos caiçaras que ela mesma prepara.

“Gostei muito, porque agora podemos divulgar o dia a dia da comunidade nas redes sociais, algo que muitas pessoas desconhecem”, comentou Rosene.

img 2805 1
Na última aula, os alunos produziram artes para posts e alguns vídeos (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Saneamento básico

Além dos cursos profissionalizantes, a Autoridade Portuária desenvolve outro projeto socioambiental na Ilha de Eufrasina. Em 2024, a empresa pública firmou uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a instalação de sistemas de esgoto em 60 casas da ilha, abrangendo 100% das residências dos moradores da comunidade.

O projeto tem como objetivos melhorar a qualidade de vida dos habitantes e preservar a Baía de Paranaguá. Com duração total de três anos, a iniciativa substitui sistemas rudimentares de tratamento de esgoto por modelos ecológicos e de baixo custo. Além disso, os moradores participam de oficinas para a produção de produtos de limpeza ecológicos. A UFPR também realiza o monitoramento da balneabilidade das águas.

Fonte: Portos do Paraná

CONFIRA MAIS FOTOS:

Você também poderá gostar

Moradores do litoral concluem curso gratuito da Portos do Paraná de capacitação em redes sociais

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Moradores do litoral concluem curso gratuito da Portos do Paraná de capacitação em redes sociaisAvatar de Portos do Paraná

Portos do Paraná

Os Portos do Paraná são um complexo portuário, formado pelos portos de Paranaguá e Antonina.