O Colégio Estadual Professora Maria Arminda, em Antonina, tem uma realidade diferenciada. A maioria dos alunos não possui Internet e quem tem convive com o sinal instável.
Essas barreiras acabaram dificultando o acesso ao Classroom, plataforma de estudo utilizada pela rede estadual nos últimos quatro meses. Entretanto, mesmo com todas as dificuldades, a equipe pedagógica, direção, agentes educacionais e professores iniciaram um processo árduo para atender à demanda de alunos.
A primeira ação tomada foi a criação de grupos de WhatsApp das turmas para os alunos terem contato com os professores e iniciar um processo de verificação das probabilidades do uso do Classroom. A diretora do colégio, Ana Paula Machado, ao longo do tempo percebeu que muitos alunos não estavam participando do Classroom por problemas diversos.

“Nossa comunidade é carente financeiramente, por isso iniciamos o processo de elaboração de apostilas impressas para os nossos alunos, montamos um calendário e iniciamos as entregas”, explica.

Na sequência, foi preciso criar um grupo de pais no WhatsApp, o qual foi chamado de ‘Família Maria Arminda’, em que eram enviadas todas as informações e tiradas dúvidas. “Iniciamos reuniões no Meet com os pais e equipe pedagógica. Desta forma, eles começaram a acompanhar todos os recados e orientações que a equipe e os professores oferecem para os seus filhos”, explica.

Alguns professores ofertaram, ainda, além do atendimento no Classroom, o presencial, cumprindo todas as normas de segurança e com atendimentos em horários espaçados e locais adequados, solucionando assim diversas dúvidas dos alunos. A direção e equipe pedagógica montaram um calendário de entrega de atividades.
“Como todos os colégios, temos muitas dificuldades, em especial, a situação econômica que dificulta uma porcentagem elevada de alunos. Por isso precisamos fazer o atendimento efetivo de envio de atividades impressas para conseguir atender a todas as demandas. Acreditamos que estamos conseguindo atingir uma porcentagem grande de alunos executando suas tarefas pelo trabalho comprometido e unido dos nossos professores, equipe pedagógica, agentes educacionais e pais”, ressalta.

“Na semana passada e nesta, contratamos um carro de som que explana sobre a importância dos alunos participarem das atividades educacionais e orienta sobre a pandemia”, finaliza a diretora.