Educação

Matrículas só podem ser realizadas com apresentação da Declaração de Regularidade Vacinal

Documento é exigido tanto para efetivar a matrícula como para renovar (Foto: Arquivo Prefeitura de Paranaguá)

Exigência é válida para escolas públicas e particulares em todo o Estado do Paraná

Para efetuar a matrícula nas redes municipais, estaduais e particulares de ensino, os pais precisam apresentar a carteira de vacinação dos alunos atualizada. A exigência ocorre devido à Lei Estadual n.º 19.534 desde o ano passado e visa a aumentar a cobertura vacinal de crianças e jovens em todo o Paraná.

A Declaração de Regularidade Vacinal é exigida tanto para efetivar a matrícula como para renovar, ou seja, para todos os alunos. Os pais precisam comparecer até uma unidade básica de saúde e levar a carteira de vacina para obter a declaração. Se as vacinas não estiverem em dia, será preciso tomar as doses necessárias para só então receber a declaração e levar até a escola.

A carteira de vacinação deve estar de acordo com o Calendário de Vacinação da Criança e o Calendário de Vacinação do Adolescente, disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

Para as crianças, são necessárias doses da vacina BCG, Hepatite B, Poliomielite, Rotavírus humano, DTP+Hib+HB, Pneumocócica, Meningocócica, Febre Amarela, Sarampo-Caxumba-Rubéola, Varicela, Hepatite A e Difteria-Tétano-Pertussis; as doses dependem da faixa etária da criança.

Já os adolescentes precisam estar em dia com doses da vacina Hepatite B, Difteria-Tétano, Febre Amarela, Sarampo-Caxumba-Rubéola, Papilomavírus Humano e Meningocócica C.

Segundo a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, as matrículas para os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) encerraram na sexta-feira, 29, e as vagas que sobrarem serão disponibilizadas aos que fizeram o cadastro e aguardam para uma possível segunda chamada.

“Para o Ensino Fundamental, os períodos de transferência e rematrícula já encerraram. Porém, quando há disponibilidade na instituição, a matrícula pode ser realizada a qualquer momento”, explicou Vandecy.

Além da Declaração de Regularidade Vacinal, os documentos exigidos para a matrícula, originais e cópias, são: Certidão de Nascimento, RG e CPF dos pais ou responsáveis legais, Comprovante de Residência (conta de energia), N.º do NIS (Bolsa Família), Declaração de Trabalho dos pais e responsáveis para as vagas em período em tempo integral, e Declaração de Guarda para as crianças que convivem com responsáveis legais.

Você também poderá gostar

Matrículas só podem ser realizadas com apresentação da Declaração de Regularidade Vacinal

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.