Educação

Matrículas para o ano letivo de 2026 são concluídas na rede municipal de Paranaguá

Processo foi finalizado em dezembro e registrou maior demanda na Educação Infantil e em vagas de período integral nos Cmeis

Nas escolas municipais, a maior demanda foi registrada nas turmas de Educação Infantil, especialmente a Infantil 4 e Infantil 5 (Foto: Moyses Zanardo/Prefeitura de Paranaguá - Arquivo)

Nas escolas municipais, a maior demanda foi registrada nas turmas de Educação Infantil, especialmente a Infantil 4 e Infantil 5 (Foto: Moyses Zanardo/Prefeitura de Paranaguá - Arquivo)

Prestes a iniciar um novo ano letivo na rede municipal de ensino, as matrículas para o ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino foram concluídas até o dia 19 de dezembro de 2025, conforme estabelecido no Calendário Oficial de Matrículas. O processo contemplou as Escolas Municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

A Secretaria Municipal de Educação (Semedi) observa que ainda não é possível afirmar se houve aumento ou redução no número de alunos em relação ao ano anterior. “Isso porque a rede municipal manteve, para 2026, a mesma estrutura de salas de aula utilizada em 2025, o que inviabiliza um comparativo mais preciso neste momento”, esclarece.

Nas escolas municipais, a maior demanda foi registrada nas turmas de Educação Infantil, especialmente a Infantil 4 e Infantil 5. Já nos CMEIs, a busca foi mais intensa por vagas em período integral, com destaque para as turmas de Infantil 1, Infantil 2 e Infantil 3. “As etapas de rematrícula e matrícula de novos alunos foram realizadas dentro dos prazos previstos no calendário de matrículas para 2026, divulgado previamente pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral. As matrículas previstas em edital de chamamento ocorreram de forma presencial, diretamente nas unidades de ensino, tanto nas escolas quanto nos CMEIs”, explica a pasta municipal.

Efetivação das matrículas

Para a efetivação da matrícula, os responsáveis precisaram apresentar documentação obrigatória, como certidão de nascimento da criança, comprovante de residência atualizado, RG e CPF dos pais ou responsáveis legais, número do NIS (Auxílio Brasil), quando existente, além de declarações específicas para vagas em período integral, guarda legal e regularidade vacinal, bem como telefone para contato.

“Os responsáveis que não realizaram a matrícula dentro do prazo estabelecido deverão refazer o cadastro e aguardar um novo chamamento, conforme a disponibilidade de vagas na rede municipal”, orienta.

A maior procura por vagas ocorreu principalmente na região 3, que abrange bairros como Porto dos Padres, Vila Cruzeiro, Jardim Santa Rosa, Vila Guarani, Rocio e Beira Rio; região 4, com Vila do Povo, Vila Primavera, Jardim Emboguaçu, Vila Santa Maria e Jardim Iguaçu; região 6, que inclui Parque São João, Labra, Jardim Samambaia, Vila dos Comerciários, Vila Divinéia e Conjunto Nilson Neves; e a região 7, formada por Parque Agari, Jardim Esperança, Bertioga, Vila Garcia e Porto Seguro.


Matrículas para o ano letivo de 2026 são concluídas na rede municipal de ParanaguáAvatar de Flávia Adans

Flávia Adans

Matrículas para o ano letivo de 2026 são concluídas na rede municipal de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar