As matrículas para alunos na rede estadual de ensino, abrangendo unidades escolares estaduais de todos os sete municípios do litoral, bem como de todo o Paraná, serão realizadas até a sexta-feira, 19. Pais e responsáveis dos estudantes devem procurar as instituições de ensino para apurar a existência de vagas, levando documentos necessários para a efetivação da matrícula. Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Selma Camargo Meira, o cronograma foi estabelecido pela Secretaria Estadual de Educação (Seed) desde o final de 2017, em que se prevê o início do ano letivo de 2018 para o dia 19 de fevereiro.
Atualmente, as instituições de ensino estão efetivando as matrículas em todo o litoral. De acordo com o NRE, com base no ano letivo de 2017, a perspectiva é que sejam matriculados 31 mil alunos para o Ensino Fundamental, Médio e Profissional nos sete municípios da região. Além disso, serão feitas cerca de 6 mil matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), algo que totaliza perspectiva de cerca de 37 mil alunos na rede estadual de educação do litoral em 2018, sem contar programas de atendimento educacional especializado e de ampliação de jornada.
Segundo o NRE, para que seja efetivada a matrícula, os pais e responsáveis do aluno devem levar os seguintes itens para a unidade de ensino que desejarem matricular o aluno: Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento, ou Carteira de Identidade (RG) – original e cópia; Carteira de Identidade – RG (para maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional) e Cadastro de Pessoa Física – CPF (para alunos da Educação Profissional) – original e cópia; Fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (máximo de 3 meses). Quando a fatura não estiver em nome do responsável pelo aluno, apresentar conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/pai/responsável pelo aluno – original e cópia; e Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de ensino de origem.
Chefe do NRE, Selma Meira, destaca atuação para beneficiar o rendimento escolar de estudantes em 2018
De acordo com a chefe do NRE, Selma Meira, após a concretização das matrículas até sexta-feira, 19, será iniciada a distribuição das aulas no dia 1.º de fevereiro com resolução própria. “Após isso, a Semana Pedagógica acontecerá nos dias 15 e 16 de fevereiro e o início das aulas com alunos, segundo o Calendário Escolar, está previsto para dia 19 de fevereiro. Os documentos que norteiam a Semana Pedagógica já se encontram nas escolas para estudo e planejamento”, explica.
“O NRE para 2018 está elaborando a segunda fase de um projeto sobre o rendimento escolar com os resultados de 2017, levando em conta o número de alunos aprovados por conselho, reprovação, evasão, bem como o impacto dos serviços que o Estado oferta às escolas da rede estadual”, explica a chefe do NRE, demonstrando a preocupação contínua de obter um panorama real da educação litorânea. “Além disso, ofereceremos um programa de aceleração de estudos para alunos com distorção de idade e/ou série, assim como salas de apoio, atividades complementares, programa Mais Educação, Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas), entre outros avanços. Todas estas atividades são disponibilizadas no contraturno”, finaliza Selma.