Educação

Mais de 4 mil pessoas devem fazer o Enem no litoral

Em Paranaguá, são 2.575 inscrições confirmadas

Alunos conversando enquanto andam

O Paraná registrou 179.562 inscrições (Foto: AEN/Arquivo)

Nos dias 3 e 10 de novembro, será aplicado em todo o país o Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta edição, 4.325.960 pessoas se inscreveram no exame, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Litoral

No litoral, 4.103 candidatos estão com inscrições confirmadas: 2.575 realizarão a prova em Paranaguá, 918 em Matinhos e 610 em Guaratuba. Nas cidades de Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná, não haverá aplicação do exame.

No Paraná, 89.337 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem 2024, representando 89,73% do total desses alunos.

Um desses estudantes é João Pedro Lana Santos, de 19 anos, aluno do Colégio Alberto Gomes Veiga, que destacou sua expectativa para a prova, a qual bateu recorde de inscritos neste ano: “A expectativa é grande, ainda mais pelo fato de que esse ano bateu recorde de inscritos no Enem, ou seja, a concorrência vai ser maior. Sobre a prova, acredito que não vai ter muitas surpresas; a maior talvez seja o tema da redação, que, com tanta coisa acontecendo, fica quase impossível adivinhar qual será.”

Ele também comentou sobre sua preparação: “Tenho me preparado principalmente para a redação e para os meus pontos fracos, então estou bem confiante para a prova.”

Foto 2 Joao Pedro Lana Santos
João Pedro Lana Santos é aluno do Colégio Alberto Gomes Veiga

O professor de Física e Coordenador de Ensino no Instituto Federal do Paraná Bruno de Sá Beckerle comentou sobre a melhor maneira de se preparar para o exame: “Uma rotina de estudos é sempre a melhor alternativa. Tentar manter os mesmos horários de estudo e traçar metas curtas são ótimas opções para acompanhar o progresso. Durante os estudos, não se pode esquecer de fazer pequenas pausas, manter a hidratação e uma boa alimentação. Os simulados também são excelentes, pois permitem que o estudante se habitue ao número de questões, tipos de abordagem e teste suas estratégias. Estudo em demasia não é aconselhável, pois quando se está cansado, o cérebro já não consegue assimilar as informações de forma eficiente”.

O professor também orientou sobre os cuidados nas horas que antecedem a prova: “Se for estudar, dê preferência para assuntos mais familiares, reforçando o que já aprendeu. Focar em novos assuntos pode atrapalhar o raciocínio. Mantenha uma boa alimentação e procure fazer uma atividade física ou algo de seu agrado para relaxar e reduzir a tensão. No dia do exame, saia cedo; é melhor esperar no local do que correr o risco de perder a hora. Leve uma garrafa de água e algo para comer durante a prova, sempre observando o que é permitido no edital. Comece pelos assuntos que você tem mais familiaridade, e tome cuidado ao preencher o gabarito”, diz.

Bruno também deu dicas para a redação: “Para uma boa redação é importante ter hábitos de leitura, assim você amplia seu vocabulário e facilita a escrita. Fique atento aos temas atuais, pois a chance de ter algo relacionado é grande. Nunca copie os textos motivadores; use-os para desenvolver suas ideias. Mantenha sempre sua ideia clara, evitando explicações muito complexas, que podem resultar em contradições.”

Foto 3 Professor de Fisica e Coordenador de Ensino no IFPR Bruno de Sa Beckerle
Bruno de Sá Beckerle é professor de Física e Coordenador de Ensino no Instituto Federal do Paraná

Paraná

No total, o Paraná registrou 179.562 inscrições, das quais 33,5% (60.134) são de participantes que já concluíram o ensino médio. Outras 31.364 inscrições são de estudantes do 1.º ou 2.º ano e 644 são de treineiros — pessoas que não cursam nem concluíram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos.

Brasil

No total, o Enem 2024 registrou 4.325.960 inscrições. Deste total, a maioria (1,8 milhão) já concluiu o ensino médio; 1,6 milhão estão finalizando essa etapa em 2024; 841.546 (19,4%) são estudantes do 1º ou 2º ano e 24.723 (0,6%) são treineiros.

Esta edição do exame contará com 140 mil salas de prova em cerca de 10 mil locais de aplicação, distribuídos em 1.753 municípios do Brasil.

Prova do Enem

No primeiro dia do Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Cada área do conhecimento terá 45 questões.

Cartão de Confirmação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na terça-feira, 22 de outubro, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2024. O documento está acessível na Página do Participante e contém informações como número de inscrição, data, horário e local da prova, além de indicar, se aplicável, o direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social.

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias do exame (3 e 10 de novembro). Para acessá-lo na Página do Participante, é necessário utilizar o login único da plataforma gov.br. Caso o inscrito não lembre a senha da conta, pode recuperá-la no site acesso.gov.br, inserindo o CPF, clicando em “Avançar” e selecionando “Esqueci minha senha”. A recuperação da conta pode ser feita via aplicativo gov.br, bancos credenciados, internet banking, e-mail ou SMS.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

Você também poderá gostar

Mais de 4 mil pessoas devem fazer o Enem no litoral

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Mais de 4 mil pessoas devem fazer o Enem no litoral

Willian Santos

Jornalista com atuação nas áreas de comunicação, jornalismo, rádio e produção de conteúdo audiovisual para redes sociais. Desde 2024, integra a equipe da Folha do Litoral News e desempenha suas funções como Microempreendedor Individual (MEI),