Evento foi realizado na segunda-feira, 19, na sede da Maçonaria
A Loja Maçônica Gonçalves Ledo realizou em sua sede, na noite de segunda-feira, 19, a Cerimônia de Entrega da Medalha de Mérito Estudantil 2018. Na ocasião, foram agraciados professores de nossa sociedade com notório reconhecimento por sua dedicação e serviços prestados à educação, recebendo a referida insígnia, a “Medalha de Mérito Estudantil 2018”.
A medalha é uma honraria criada em 1997 pelo Grande Oriente do Paraná, potência maçônica, à qual a loja Gonçalves Ledo é filiada. Desde o primeiro ano, a Loja Maçônica entrega estas medalhas. Originalmente, o público-alvo é formado por estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, das diversas instituições de ensino, público e privado, de Paranaguá. Ao longo desses 21 anos, quase 200 estudantes foram agraciados com a comenda.
HOMENAGEM A MESTRES E PROFESSORES
Em 2018, a Gonçalves Ledo focou a homenagem nos mestres, professores aposentados ou ainda na ativa, destacados por sua importante contribuição ao processo educacional, por meio de sua atuação, seja em sala de aula, ou na gestão e Administração das instituições de ensino ou órgãos públicos pelos quais passaram.
Entre os mais experientes, estão as professoras Ivone Elias Marques e Celmira de Paula Gnata e o professor Renato Thomaz do Nascimento.
Diversas autoridades prestigiaram o evento. Dentre elas, a secretária Municipal de Educação e Ensino Integral, professora Vandecy Silva Dutra, capitão Natanael Smozinski, que representou o 8.º GBM, e o segundo tenente Rodrigo Bandeira dos Santos, que representou o comando do 9.º BPM. O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá esteve representado por seu diretor Alessandro Pires Staniscia. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) também prestigiaram o evento na pessoa dos seus respectivos presidentes, Eloir Martins e Said Khaled Omar.
Durante a solenidade, foi lida uma correspondência enviada pelo governador eleito do Paraná, Carlos Massa Junior, impossibilitado de comparecer, parabenizando os homenageados e organizadores do evento, ressaltando a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade, do Estado e da Nação.
O vereador e professor Carlos Alberto Fangueiro falou em nome dos homenageados, manifestando seu orgulho de poder receber a homenagem junto a alguns dos seus mestres, destacando a grandeza e a qualidade da professora Ivone Marques, sem dúvidas, a primeira-dama da cultura de nossa cidade.
O atual presidente da Loja Maçônica, Maike dos Santos, diz estar satisfeito com as homenagens. “A Maçonaria, representada pela loja, cumpre o seu papel de instituição historicamente comprometida com a educação, a filosofia, a benemerência e a valorização das virtudes que dignificam a humanidade e o reconhecimento do mérito nesses grandes mestres serve como agradecimento, não só da Maçonaria, bem como de toda a população aos excelentes serviços prestados em prol da Educação”, destaca Santos.
Homenageados:
– Mauro Stival
– Olga do Pilar Machado Farias
– Lydia Helena Santos Nascimento
– Nazareno Antônio Vilarinho Pioli
– Celmira de Paula Gnata
– Sydnei Roberto Kempa
– Carlos Alberto Fagueiro
– Ivone Elias Marques
– Renato Thomaz do Nascimento