Educação

Jovem em Paranaguá ganha bolsa parcial para estudar em Londres

Família busca aporte financeiro para complementar custos da viagem

t zn0e4i

O estudante do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Lucas Ramos de Campos, está no terceiro ano do curso de Técnico em Mecânica. Com 16 anos, o jovem parnanguara recebeu a notícia, no fim do mês passado, de que havia sido selecionado para ganhar uma bolsa de estudos parcial para um curso de engenharia em Londres, na Inglaterra. 

A mãe de Lucas, Greice Kelly Costa Ramos de Oliveira, contou que a família ficou muito orgulhosa com a conquista. “Ele participou de um concurso de redação com jovens de vários países, o tema foi sobre engenharia, que é o curso que ele pretende fazer na faculdade. Ficamos muito felizes e orgulhosos pela conquista, parecia uma coisa muito distante da nossa realidade. É o início da realização de um sonho, ele sempre foi muito dedicado. E apenas o fato de ter seu texto escolhido é muito gratificante”, relatou Greice.

O concurso foi promovido pela Immerse Education, voltado a estudantes de 13 a 18 anos de diferentes nacionalidades. Anualmente, a iniciativa oferece aos candidatos a oportunidade de ganhar uma bolsa de até 100% para participar de cursos de verão.

De acordo com o IFPR Paranaguá, o programa de verão conta com a participação de renomados professores dessas universidades e oferece experiências acadêmicas para estudantes de Ensino Médio de diferentes países.

“Fiquei muito feliz com o resultado do concurso, afinal, apenas o fato de ter recebido a oportunidade de participar de um curso dentro de uma das universidades mais renomadas do mundo é muito gratificante para mim”, comentou o estudante, que ainda não sabe se a viagem será realizada ou não. Já que o custo total é de 5 mil libras e a bolsa que ganhou é de um quinto deste valor.

Busca de apoio

Lucas poderá escolher entre três universidades: Oxford, Cambridge ou Universidade de Londres. O curso tem duração de duas semanas e será realizado entre julho e agosto de 2022. Mas, a família precisa arcar com o restante do valor do curso, para complementar a bolsa, até o dia 25 de novembro.

“A bolsa é parcial e já inclui uma parte da hospedagem e alimentação. Recebemos a notícia de que ele tinha sido selecionado na quinta-feira, dia 30 de setembro e, desde então, estamos muito apreensivos em relação a conseguir o que falta para pagarmos o curso. Acreditamos que é uma grande oportunidade na vida dele e vamos fazer vaquinha virtual, recebendo doação por Pix e estamos buscando patrocínio nas empresas. Também esperamos que o município e a Secretaria de Educação nos apoie neste momento”, destacou a mãe.

A mãe Greice e o pai Armando José de Campos deixaram o contato para pessoas físicas e empresas que queiram ajudar Lucas a realizar o curso. Os interessados podem entrar em contato pelos números: (41) 98515-0220 (Armando) ou (41) 98518-6011 (Greice).

IFPR Internacional

Segundo o assessor de Relações Internacionais do IFPR, Cleber Serafin, o estudante está sempre atento às oportunidades de internacionalização. “O Lucas participa do Programa de Jovens Embaixadores Internacionais, no qual alunos de todos os campi auxiliam na busca e divulgação de cursos no exterior”, explicou Serafin.

Por meio de sua assessoria de Relações Internacionais, o IFPR busca promover a internacionalização, seja pela formulação de políticas, pela interlocução com parceiros nacionais e internacionais ou pelo apoio às ações, projetos e programas de internacionalização.

Com informações do IFPR Paranaguá

Você também poderá gostar

Jovem em Paranaguá ganha bolsa parcial para estudar em Londres

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.