Educação

Intervenção da App Sindicato cancela Seminário em Paranaguá

Objetivo era discutir a Medida Provisória que altera o Ensino Médio

eykh43t1 1584476909

O Núcleo Regional de Educação (NRE) anunciou, na última semana, que durante todo o dia de ontem, quinta-feira, aconteceria o “Seminário descentralizado Ensino Médio: contextualização e desafios”. Mas, o evento foi cancelado após uma intervenção da App-Sindicato do Litoral, no local. O objetivo era discutir com professores e estudantes as alterações propostas para o Ensino Médio pela Medida Provisória 746/2016.

O assistente técnico do Núcleo Regional de Educação, Antonio Sérgio Regis, explicou que o seminário não teve condições de ser realizado, pois no início dos encaminhamentos alguns dos presentes começaram a gritar palavras de ordem: “Abaixo a MP”. “Foi feita uma ata, em que repudiavam toda a MP. Havia cerca de 185 pessoas presentes e 173 assinaram a nota de repúdio”, relatou Antonio.

A ideia inicial era apresentar a Medida Provisória aos participantes e discutir todos os itens apresentados. “Formaríamos grupos de cerca de 30 pessoas e eles colocariam se concordavam ou discordavam e a justificativa. Essa era a proposta inicial, depois os grupos iriam para plenária e colocariam a sua posição. Tudo seria encaminhado para a Secretaria Estadual de Educação e esse tipo de encaminhamento não foi possível fazer”, contou o assistente técnico do NRE.

 

APP-SINDICATO

O presidente da App-Sindicato do Litoral, Claiton Luís da Rocha, afirmou que há o interesse em discutir as alterações no Ensino Médio, mas não por meio de uma Medida Provisória. “Houve a suspensão por entendermos que deveria haver uma discussão de um projeto de lei e não de uma Medida Provisória, que tem 120 dias para discutir e em uma única discussão aprovar”, disse. “Queremos um projeto de lei que seja discutida com tempo essa reforma do Ensino Médio. Somos contra a medida na íntegra, em todos os artigos. O texto tem muita brecha”, completou Claiton.

Segundo Claiton, o Sindicato está orientando os professores para que esclareçam a MP nas escolas. “O Núcleo já havia passado para todas as escolas os textos que iriam ser discutidos ontem, mas somos contra a MP e a maioria dos presentes optou por derrubar o seminário, não foi apenas o Sindicato”, destacou.

 

 

foto%203

 

OCUPAÇÃO AUMENTA NAS ESCOLAS

Desde o começo desta semana, na segunda-feira, estudantes começaram a ocupar escolas estaduais em todo o Estado em protesto à Medida Provisória e à PEC 241. Até o fechamento desta edição, o movimento “#OcupaPR” divulgou que, em Paranaguá, já são nove ocupadas: C.E. José Bonifácio; C.E. Alberto Gomes Veiga; C.E. Arthur Miranda Ramos; C.E. Dídio Augusto C. Viana; Instituto Estadual de Educação; C.E. São Francisco; C.E. Carmem Costa Adriano,  C.E. Cidalia R. Gomes e C.E. Zilah Batista.

De acordo com o presidente da App-Sindicato do Litoral, os estudantes estão recebendo orientações. “Não é ocupar por ocupar, os alunos precisam saber por que estão ocupando. O Sindicato e os professores estão orientando os alunos. Fazemos questão de ir às escolas, eles marcam e pedimos aos alunos mais esclarecidos para ajudar, porque a confiança de um aluno para outro é maior”, explicou Claiton. “Os alunos estão de parabéns porque não está havendo vandalismo em nenhuma das escolas, eles estão se organizando”, concluiu.

Você também poderá gostar

Intervenção da App Sindicato cancela Seminário em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.