Na terça-feira, 5, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Educação, anunciou que ampliará o uso da Inteligência Artificial (IA) nas salas de aula da rede municipal de ensino junto aos estudantes. Na segunda-feira, 4, a secretária municipal de Educação, Fernanda Monteiro, junto à vice-diretora da Escola Municipal Adolpho Vercesi Daniela Basso, realizaram uma demonstração da utilização da tecnologia junto aos alunos do segundo ano do ensino fundamental.
Segundo o município, o objetivo da aplicação da IA na rede de ensino é promover o primeiro contato com os alunos da rede municipal com a tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada no mundo atual, com foco no futuro da educação e do trabalho. “A inteligência artificial vai se integrar nas nossas vidas e mudar a forma que aprendemos, trabalhamos e vivemos. Nesse cenário de constantes saltos tecnológicos o conhecimento de IA vai ser indispensável na vida dessas crianças da mesma forma que usar a internet passou a ser nas nossas”, ressalta a secretária.
“Na dinâmica os alunos puderam definir os personagens, cenário e situações a partir das quais as ferramentas de IA geraram o texto e ilustrações de uma história infantil sob o olhar atento e curioso das crianças”, ressalta a assessoria.
Técnica utilizada de forma experimental
A Prefeitura ressalta que a Inteligência Artificial está sendo utilizada de forma experimental em vários departamentos da Prefeitura. “O impacto da adoção de IA para automação de processos vai trazer uma economia muito grande para os cofres públicos em todas as esferas. Dominar essa nova tecnologia será um diferencial muito grande para o estudo e o trabalho nos próximos anos. Temos que garantir que nossas crianças não fiquem para trás nessa nova realidade”, finaliza o prefeito Roberto Justus.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba