O Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá – realiza de 16 a 18 de março, a 2.ª Semana Mulheres e Direitos Humanos. A professora Kelem Rosso, que faz parte da comissão organizadora do evento, disse que a expectativa é bastante positiva. “Tivemos uma boa adesão na primeira edição e acreditamos que o evento está crescendo. Esperamos que de hoje até dia 18, muitas pessoas participem conosco”, salientou Kelem.
A professora destacou que serão várias apresentações, palestras e rodas de conversa. “A programação é extensa. Contaremos com apresentações musicais, exposição de artesanato, mesas de conversa, palestras, entre outras atrações. Essas questões são importantes para o fortalecimento da mulher na sociedade, na comunidade”, observou. O evento visa a fomentar discussão de questões de gênero e empoderamento feminino na sociedade contemporânea. “As alunas estão bastante empolgadas e se empenharam para a realização desse evento. Elas realmente se envolveram, divulgaram e buscam um evento de qualidade com uma programação muito boa. Convidamos toda a comunidade para participar. A entrada é franca e quem participar da Semana Mulheres e Direitos Humanos receberá certificado de participação”, frisou.
Acadêmica do 3.º ano de Ciências Sociais na instituição, Brenda Letícia Souza da Silva, também participa da organização do evento. Para ela, a temática da Semana tem consequências reais na vida, principalmente, das mulheres participantes. “Fiquei mais resistente. Hoje faço o que eu quero e corro atrás de tudo que acredito. Se estou no IFPR continuando o curso, mesmo com algumas dificuldades, é graças à participação no evento”, contou.
A 2.ª Semana Mulheres e Direitos Humanos do IFPR inicia hoje, às 15h30, com a Abertura da Exposição Somos todas Manas, às 16h, haverá Roda de Conversa – Mulheres e Direitos Humanos. À noite, a partir das 19h, Abertura Oficial com o Coral do IFPR, em seguida, às 19h35, Mesa- Mulheres na Ciência.
Amanhã, 17, às 16h, Protagonismo Juvenil – Mulheres nas Ocupas (Ciranda), às 19h, Grupo de Rap – Taiobas Rap Resiste e às 19h35, Movimento Sociais – Mulheres Negras. No evento ainda ocorrerão, no período da tarde, várias oficinas, entre elas Cabelo Afro, Mulheres-Mãe na Carreira Acadêmica, Kizomba Lilás, Feminismo Negro.
O Instituto Federal do Paraná está localizado na Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453, no bairro Porto Seguro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3721-8300.