Educação

IFPR lança campanha do Processo Seletivo 2025

Edital trará novidades quanto a seleção dos candidatos para cursos técnicos e de graduação

Processo Seletivo 2025

Nesta semana, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) lançou a campanha do Processo Seletivo 2025 para os cursos técnicos e de graduação. Os interessados já podem acompanhar as novidades em relação a forma de ingresso na instituição. 

No dia 20 de setembro, o IFPR publicará o edital do processo seletivo. O documento trará todas as informações relativas ao processo de seleção, como o número de vagas ofertadas em cada curso e as regras para concorrer às vagas destinadas à política de inclusão.

O documento também trará informações sobre uma novidade: a mudança na forma de seleção dos candidatos, que será feita por meio de análise do currículo escolar de 7.º e 8.º anos em Língua Portuguesa e Matemática para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; e de 1.º e 2.º anos do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática para os cursos subsequentes. Para os cursos de graduação, será válida a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos dez anos.

Inscrições

O período de inscrições para concorrer a uma vaga nos cursos técnicos do IFPR será de 3 de outubro a 1.º de novembro de 2024. As inscrições têm um custo de R$ 30 para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes.

Processo Seletivo 2025
Campus do IFPR em Paranaguá tem quatro cursos integrados ao Ensino Médio, cinco de Ensino Superior, dois de especialização e um mestrado. Foto: Divulgação/IFPR

Para os cursos de graduação, o período de inscrição vai de 3 de outubro de 2024 a 17 de janeiro de 2025. O custo das inscrições é de R$ 50 e o período de solicitação de isenção da taxa vai de 3 a 15 de outubro de 2024. Para os cursos de licenciatura, não será cobrada taxa de inscrição no processo seletivo.

Conforme divulgação da instituição, a campanha para divulgação do Processo Seletivo 2025 destaca duas características inerentes à natureza do IFPR: a vinculação da instituição à administração pública federal, assim como as Universidades Federais, e a gratuidade do serviço prestado. Isso significa que não são cobradas mensalidades ou outro tipo de taxa para frequentar a instituição.

Hoje o IFPR está presente em 28 municípios do Paraná, em todas as regiões do Estado, em cidades de pequeno, médio e grande porte. É a instituição federal de ensino presente no maior número de cidades paranaenses e possui mais de 30 mil alunos matriculados.

“Essa é uma oportunidade ímpar para todos e todas que querem fazer parte de nossa comunidade acadêmica. As nossas unidades espalhadas em todo o Paraná ofertam cursos técnicos e superiores de qualidade e todos gratuitos e estão de braços abertos esperando nossos futuros estudantes”, ressaltou o reitor do IFPR, Professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira.

O Instituto Federal oferece 436 cursos em modalidades que vão de técnico integrado ao Ensino Médio até a pós-graduação lato e stricto sensu, além de cursos de formação inicial e continuada, que visam à qualificação profissional de diferentes públicos.

Mais informações sobre a divulgação do edital do processo seletivo 2025 e outros detalhes serão divulgados em breve pela instituição no site https://ifpr.edu.br/paranagua/

Processo Seletivo 2025

Campus Paranaguá

O campus do IFPR em Paranaguá tem quatro cursos integrados ao Ensino Médio (Mecânica, Informática, Meio Ambiente e Produção Cultural), cinco de Ensino Superior (Tecnologia em Manutenção Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Ambiental; e Licenciatura em Física e Ciências Sociais), dois de especialização (Gestão Ambiental e Matemática Computacional) e um mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade).

Com informações do IFPR

Você também poderá gostar

IFPR lança campanha do Processo Seletivo 2025

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


IFPR lança campanha do Processo Seletivo 2025

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.