O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, inaugurou na manhã de quinta-feira, 2, uma Incubadora de Negócio de Impacto. Localizada dentro do campus, esta é a primeira incubadora do litoral focada em negócios de impacto, com abordagem para o desenvolvimento econômico e social.
O espaço é dedicado a apoiar empreendedores que buscam criar soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais. Durante o evento de inauguração, foi destacada a importância do empreendedorismo social e de startups de impacto no desenvolvimento regional. A inauguração contou com a presença de autoridades do campus e de outros campi do Paraná, empreendedores locais e líderes da comunidade.
O professor e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPR, Leandro Angelo Pereira, explicou que a incubadora é uma ferramenta que a instituição criou para dar apoio aos estudantes e outros do litoral do Paraná com foco no empreendedorismo.
“É uma espécie de ponto de articulação com a sociedade e dentro do IFPR com apoio técnico dos professores e infraestrutura dos laboratórios e do próprio campus para dar suporte a pessoas com boas ideias em negócios de impacto. A proposta da incubadora é ter foco no social e ambiental para se diferenciar de outras que existem no Paraná e no Brasil. Temos dois recortes, o de valorização das características socioambientais daqui e o viés da sustentabilidade, para que a questão econômica traga um impacto positivo no social e ambiental”, disse Leandro.
O professor ainda salientou que a ideia de criar o espaço partiu de uma demanda dos próprios estudantes. Para isso, eles contam com muitos parceiros do setor governamental, empresas privadas e universidades.
De acordo com o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zannata, que esteve em Paranaguá para acompanhar a inauguração, o instituto tem 26 unidades no Estado e o campus de Paranaguá inova por ter a primeira incubadora. “Isso vai estimular a inovação dentro da nossa instituição. Temos hoje mais de 150 pedidos de proteção de propriedade intelectual, e algumas já se tornaram patentes, e quando trazemos a incubadora ela vai gerar esse estímulo para a inovação que é algo que precisamos muito no Brasil”, declarou Odacir.
Parceiros
A coordenadora de ESG da Cattalini, Angela Cristina Bahry, afirmou que a criação da incubadora vem ao encontro dos objetivos buscados pela empresa. “A Cattalini está muito focada nas questões ESG e estamos buscando essas parcerias com a academia, tentando trazer esse conhecimento para o privado, aproveitar essas oportunidades. A gente tem muito a ganhar com a união do setor privado com a academia, o que irá gerar muitos bons frutos para ambas as partes”, destacou Angela.
O diretor da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Paranaguá, Moacir Dalla Palma, falou sobre a parceria entre as instituições de ensino. “A ação de inovação tecnológica é importante e faz um tempo que já trabalhamos em conjunto com o IFPR, são duas instituições públicas preocupadas com a sociedade do litoral do Paraná. Esse intercâmbio é extremamente importante no meio acadêmico porque sem isso a gente não consegue desenvolver as pesquisas necessárias para o desenvolvimento social”, frisou Moacir.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, esteve no evento de inauguração representando a Prefeitura de Paranaguá e falou sobre os projetos em parceria com o IFPR. “Eles já são um parceiro importante da prefeitura e da Assistência Social, além da incubadora, estamos com o projeto do Restaurante Cidadão, dentro do IFPR, onde vamos ofertar alimentação acessível para os alunos e comunidade. A incubadora vem em um momento em que buscamos o desenvolvimento através do programa Cidade Protegida e Inclusiva, no qual precisamos de medidas como essa para criar oportunidades aos nossos jovens e adolescentes e população que tenha uma ideia criativa e inovadora”, afirmou Ana Paula.