Educação

IFPR campus Paranaguá inaugura Incubadora de Negócio de Impacto

Espaço vai incentivar o empreendedorismo entre estudantes e comunidade no âmbito social e ambiental

orohuj7

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, inaugurou na manhã de quinta-feira, 2, uma Incubadora de Negócio de Impacto. Localizada dentro do campus, esta é a primeira incubadora do litoral focada em negócios de impacto, com abordagem para o desenvolvimento econômico e social.

O espaço é dedicado a apoiar empreendedores que buscam criar soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais. Durante o evento de inauguração, foi destacada a importância do empreendedorismo social e de startups de impacto no desenvolvimento regional. A inauguração contou com a presença de autoridades do campus e de outros campi do Paraná, empreendedores locais e líderes da comunidade.

dt295npr
Espaço foi reformado pelos estudantes que integram a equipe da incubadora

O professor e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPR, Leandro Angelo Pereira, explicou que a incubadora é uma ferramenta que a instituição criou para dar apoio aos estudantes e outros do litoral do Paraná com foco no empreendedorismo.

“É uma espécie de ponto de articulação com a sociedade e dentro do IFPR com apoio técnico dos professores e infraestrutura dos laboratórios e do próprio campus para dar suporte a pessoas com boas ideias em negócios de impacto. A proposta da incubadora é ter foco no social e ambiental para se diferenciar de outras que existem no Paraná e no Brasil. Temos dois recortes, o de valorização das características socioambientais daqui e o viés da sustentabilidade, para que a questão econômica traga um impacto positivo no social e ambiental”, disse Leandro.

rmhtuq0j
“A proposta da incubadora é ter foco no social e ambiental para se diferenciar de outras que existem no Paraná e no Brasil”, disse o professor e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPR, Leandro Angelo Pereira

O professor ainda salientou que a ideia de criar o espaço partiu de uma demanda dos próprios estudantes. Para isso, eles contam com muitos parceiros do setor governamental, empresas privadas e universidades.

De acordo com o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zannata, que esteve em Paranaguá para acompanhar a inauguração, o instituto tem 26 unidades no Estado e o campus de Paranaguá inova por ter a primeira incubadora. “Isso vai estimular a inovação dentro da nossa instituição. Temos hoje mais de 150 pedidos de proteção de propriedade intelectual, e algumas já se tornaram patentes, e quando trazemos a incubadora ela vai gerar esse estímulo para a inovação que é algo que precisamos muito no Brasil”, declarou Odacir.

hhgc99jn
O professor e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPR, Leandro Angelo Pereira; o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zannata; e o diretor do campus Paranaguá, Matheus das Neves Gomes; estiveram presentes na inauguração

Parceiros

A coordenadora de ESG da Cattalini, Angela Cristina Bahry, afirmou que a criação da incubadora vem ao encontro dos objetivos buscados pela empresa. “A Cattalini está muito focada nas questões ESG e estamos buscando essas parcerias com a academia, tentando trazer esse conhecimento para o privado, aproveitar essas oportunidades. A gente tem muito a ganhar com a união do setor privado com a academia, o que irá gerar muitos bons frutos para ambas as partes”, destacou Angela.

okbpev z
Evento de inauguração foi realizado na manhã de quinta-feira, 2

O diretor da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Paranaguá, Moacir Dalla Palma, falou sobre a parceria entre as instituições de ensino. “A ação de inovação tecnológica é importante e faz um tempo que já trabalhamos em conjunto com o IFPR, são duas instituições públicas preocupadas com a sociedade do litoral do Paraná. Esse intercâmbio é extremamente importante no meio acadêmico porque sem isso a gente não consegue desenvolver as pesquisas necessárias para o desenvolvimento social”, frisou Moacir.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, esteve no evento de inauguração representando a Prefeitura de Paranaguá e falou sobre os projetos em parceria com o IFPR. “Eles já são um parceiro importante da prefeitura e da Assistência Social, além da incubadora, estamos com o projeto do Restaurante Cidadão, dentro do IFPR, onde vamos ofertar alimentação acessível para os alunos e comunidade. A incubadora vem em um momento em que buscamos o desenvolvimento através do programa Cidade Protegida e Inclusiva, no qual precisamos de medidas como essa para criar oportunidades aos nossos jovens e adolescentes e população que tenha uma ideia criativa e inovadora”, afirmou Ana Paula.

Você também poderá gostar

IFPR campus Paranaguá inaugura Incubadora de Negócio de Impacto

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


IFPR campus Paranaguá inaugura Incubadora de Negócio de ImpactoAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.