O Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranaguá divulgou no final de junho, a criação e implementação da primeira “Incubadora de Negócios” não somente do IFPR, como também do litoral do Paraná.
O objetivo principal é criar, incentivar e qualificar desenvolvimentos tecnológicos e inovadores em toda a região. O espaço já conta com uma estrutura básica no campus da instituição, contando com mesas de trabalho, locais para reunião e acesso à internet, algo que deve ser ampliado futuramente, com foco contínuo no desenvolvimento sustentável e equilibrado no contexto litorâneo
“Alinhado com as últimas tendências na área de Inovação, o Campus Paranaguá publicou nesta semana a portaria que cria e implementa a primeira Incubadora de Negócios do IFPR, sendo também a primeira do litoral do Paraná”, informa a assessoria do IFPR. A portaria em questão consta no link: https://paranagua.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2022/06/SEI_IFPR-1816130-Portaria-de-Implementa%C3%A7%C3%A3o-da-Incubadora.pdf .
De acordo com a assessoria da instituição, o foco da criação da incubadora é criar um espaço que estimule a criação de desenvolvimento tecnológico para estudantes e professores do IFPR. Os três alicerces são: Desenvolvimento e Qualificação de Negócios (Maturação); Sensibilização, Prospecção de novos negócios de impacto; e Articulação Institucional.
“A partir disso, as duas ações principais serão alinhar as estratégias de formação de estudantes do ensino básico ao superior, com foco no empreendedorismo e inovação no litoral do Paraná, e incentivar os negócios inovadores e/ou tecnológicos que identificam e preservem os recursos naturais, fortalecendo a cultura local das comunidades litorâneas”, detalha o IFPR.
Contexto atual e futuro
Segundo o coordenador da Incubadora, Leandro Angelo Pereira, no contexto atual o mecanismo criado já possui uma “uma infraestrutura básica com acesso à internet, mesa de trabalho, cadeiras e ambientes de reuniões”, complementa. Além disso, são oferecidos aos empreendimentos incubados serviços que transitam entre áreas como apoio técnico, consultoria jurídica, condições de segurança, acesso a rede de contatos, apoio de marketing, entre outros.
“A Incubadora do IFPR deverá atuar na área de Inovação de Impacto, que de forma resumida busca um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável no litoral paranaense. Para isso, seus próximos passos deverão estar relacionados às inovações tecnológicas como síntese-resultado de processos complexos e, principalmente, colaborativos, envolvendo a tripla-hélice composta pela academia, empresas e setores governamentais”, informa o IFPR Campus Paranaguá.
Segundo a assessoria, com a possibilidade deste ecossistema de inovação, poderá ser criado, por meio da Incubadora, mudanças do “ponto de vista tópico e imediato de tecnologias com foco apenas econômico para o de tecnologias que entendem a inovação compatibilizada na esfera ambiental e social”, acrescenta.
“A implantação da incubadora contou com o apoio da Agência de Inovação do IFPR (Agif) e com a participação de servidores técnicos e docentes do Campus Paranaguá, entre eles Aline Tschoke Vivan, Allan Paul Krelling, Thaise Liara da Silva e Wagner Faria de Souza. A incubadora será coordenada pelo professor Leandro Angelo Pereira e terá como membros integrantes da equipe gestora os servidores Alessandra Assad Angieski; Alexandre Dullius; Angélica Tomiello; Elvis Canteri de Andrade; Flávia Fabiane Serafim de Souza; Flavia Regina de Oliveira Tavares; Hugo Alberto Perlin e Ivani Ferreira”, finaliza o IFPR.
Com informações do IFPR Campus Paranaguá