Uma comissão formada por 24 pessoas entre professores e técnicos das áreas de ensino e administrativa do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, trabalha na elaboração de uma proposta para abertura do curso de Engenharia Mecânica. A formação de profissionais na área atende a demanda das empresas da região, além de ter despertado o interesse dos estudantes.
De acordo com o professor no IFPR, campus Paranaguá, Siedro Augusto Haus, que faz parte da comissão que elabora a proposta, a instituição tinha o curso de tecnologia em Manutenção Industrial, que foi suspenso neste ano devido a possível abertura do curso de Engenharia.
“Como as empresas da região, assim como os alunos, preferem o curso de engenharia ao de tecnologia, estamos fazendo essa proposta. O campus atualmente já possui laboratórios suficientes para a abertura, mas estamos esbarrando na questão da contratação de professores, visto que o curso de tecnologia possui uma carga horária de 2600 horas e a Engenharia teria, no mínimo, 3600 horas”, disse Siedro.
O campus já realizou pesquisas com os estudantes e empresas, nas quais ambas confirmaram o interesse pela graduação. A comissão já recebeu o apoio de grandes empresas de Paranaguá como TCP, Louis Dreyfuss, Catalini, entre outras. Segundo o professor Siedro, a reitoria possui documento padrão para a proposta de novos cursos.
“Nessa proposta temos que demonstrar a viabilidade do curso para a região. Também tem que mostrar o interesse dos alunos e, para isso, fizemos pesquisas com os alunos que fazem o técnico em mecânica aqui no campus e também alunos de outras instituições de ensino. Obtivemos uma resposta extremamente positiva em ambas as pesquisas. Nós temos os laboratórios montados por causa do curso de tecnologia e temos a maior parte do acervo de biblioteca. Então em relação a infraestrutura, seria só o envio de vagas pela reitoria”, explicou Siedro.
De acordo com o professor, outro ponto forte da proposta é a possibilidade da permanência dos alunos que fazem o curso técnico no campus. “Hoje, eles acabam indo para Curitiba para fazer a Engenharia e não ficam aqui no litoral. Então hoje estamos formando técnicos em mecânica que não atuam aqui na região. Com a abertura da Engenharia, isso tenderia a mudar”, completou Siedro.
A proposta deve ser enviada para a reitoria do IFPR no mês de março de 2023 para a oferta da graduação em 2025. O processo precisa ser aprovado internamente no campus e depois pela reitoria em Curitiba.
Sobre a graduação
A Engenharia Mecânica é um dos segmentos da engenharia que se caracteriza como um dos mais buscados entre os interessados na área. O curso de Engenharia Mecânica é relacionado ao planejamento e ao desenvolvimento de equipamentos, sistemas, veículos, além de ferramentas específicas para a indústria mecânica.
O engenheiro mecânico é habilitado para trabalhar em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos e outros) e em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos etc). O profissional também pode trabalhar na produção de veículos; no setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização etc); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos e em empresas prestadoras de serviços; em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria e outros.
Com informações do Educa Mais Brasil