Educação

IFPR abre as inscrições para o Processo Seletivo 2023/2024

Inscrições seguem até o dia 10 de agosto

uwl7u4er

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2023/2024. As inscrições abriram na terça-feira, 27, e seguem até 10 de agosto. 

As provas serão realizadas no dia 8 de outubro e podem ser feitas pelos interessados em ingressar em um dos 181 cursos técnicos e de graduação gratuitos, distribuídos em 28 municípios do Paraná. As aulas terão início no primeiro semestre de 2023.

Ao todo, são ofertadas 6915 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, subsequente(para quem já terminou o Ensino Médio), bacharelados, licenciaturas e de tecnologia nos seguintes campi: Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Inscrições e isenção da taxa

A taxa de inscrição é de R$ 50 para os cursos técnicos e de R$ 80 para os de graduação. Estudantes que comprovarem não ter condições de pagar esta taxa podem solicitar a isenção até o dia 12/07.

A inscrição deverá ser feita pela Internet, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br), mediante o preenchimento do formulário de inscrição, e será consolidada após o pagamento da taxa de inscrição, ou após a homologação da isenção dessa taxa. 

Na hora de realizar a inscrição, é imprescindível que o candidato utilize o próprio CPF. É necessário, também, fazer cadastro no Portal do Candidato no site do NC.

Sobre os cursos

São cinco os tipos de curso ofertados pelo IFPR por meio deste processo seletivo:

Cursos técnicos integrados: para quem já concluiu o Ensino Fundamental; neste tipo de curso, o estudante faz o Ensino Médio de forma integrada à formação técnica, concluindo os dois cursos ao mesmo tempo no IFPR.

Cursos técnicos subsequentes: para quem já concluiu o Ensino Médio, conferindo ao estudante habilitação profissional técnica de nível médio.

Cursos de Bacharelado: curso superior com organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.

Cursos de Licenciatura: curso superior com organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com o grau de licenciado.

Cursos de Tecnologia: curso superior que possui organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.

Inclusão social

No ato da inscrição, o candidato pode optar por concorrer às vagas destinadas à política de cotas adotada pelo IFPR. Atualmente, 80% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à política de cotas da instituição. 

Os 20% restantes do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são destinados à ampla concorrência. Para saber mais sobre as vagas de inclusão, leia o “item 4 – dos cursos e vagas”, disponível nos editais.

Provas

As provas para os cursos técnicos serão compostas de 40 questões objetivas e uma questão discursiva de Língua Portuguesa. Já para os cursos superiores, as provas serão compostas por 50 questões objetivas e uma questão discursiva de Língua Portuguesa.

Mais informações

Mais informações sobre o Processo Seletivo IFPR 2023/2024 podem ser encontradas no site do IFPR (www.ifpr.edu.br) ou no Portal do NC  (www.nc.ufpr.br).

Você também poderá gostar

IFPR abre as inscrições para o Processo Seletivo 2023/2024

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


IFPR abre as inscrições para o Processo Seletivo 2023/2024

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.